1º BIMESTRE 2013
TIME 07 MENTOR IVONILTON DE BARROS FONSECA data: 03.05.2013
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CARACTERÍSTICAS DO TIME
Disciplinas Atidude Comportamento
Interesse Desinter. Apática Agitada MB B R I
L Port.
Mat
História
Geografia
Inglês
Teatro
Ed. Física
Cências
S. Leitura
Disciplina Comunicação com o profossor(a) Aproveitamento
Amigável Indifererente Formal Agress. MB B R I
L Port
Mat
História
Geografia
Inglês
Teatro
Ed. Física
Ciências
S. Leitura
2. Os objetivos propostos para o bimenstre foram alcançados conforme: DESCRITOTES, ORIENTAÇÂO CURRICULARES, CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO E PLANEJAMENTO?
3. Como se desenvolvimento a recuperação paralela neste período?
L. Port.
Matemática
História
Geografia
Inglês
Teatro
Ed. Física
Ciências
4. Alunos com problemas disciplinares:
5. Alunos faltosos no período:
6. Dificuldades encontradas ao realizar o trabalho pedagógico:
L. Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Inglês
Teatro
Ed. Fisíca
CIências
S. Leitura
7. Sugestões para a melhoria das dificuldades encontradas no bimestre:
Professor MENTOR Ivonilton de Barros Fonseca
Artes: Wagner
Inglês: Marcelo Boring e Claúdia
Ed. Física: Cláudio e Laura
Sala de Leitura: Fernanda
Coordenação Pedagógica: Marcus Vinícius.
Listagem dos DESCRITORES de Ciências que os educandos precisam melhorar:
7º ano |
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LPL | Fácil | Média | Difícil |
Grau de dificuldade da prova | X | ||
Observações sobre a dificuldade da prova: | |||
Falta de prática experimental de Ciências para apreender e vivênciar as identificações e comparações de estruturas celulares, tipos diferenciados de seres vivos UNICELULARES; Reconhecimento do processo fossintético e sua importância para a vida no planeta; Identificação e diferenciação da reprodução nos seres vivos mais simples e mais evoluidos.e | |||
Descritores que os alunos mais erraram: | |||
Reconhecer as principais características relativas aos seres vivos e distinguir seres vivos de objetos inanimados. Diferenciar os dois tipos celulares que formam os seres vivos: células procariontes e eucariontes. Identificar o aparecimento dos primeiros seres vivos: surgimento da vida na Terra. Demonstrar conhecimento e compreensão do conceito de biodiversidade aliado à evolução. Demonstrar conhecimento e compreensão do conceito de sistemática, e compreender a utilização da nomenclatura científica enquanto ferramenta para construção de conhecimento. Caracterizar os vírus, com base em suas características morfológicas e fisiológicas, e em sua inserção no meio ambiente. |
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Análise dos erros ( por que erraram?) | |||
Dificuldade nas leituras e interpretações dos significados dos termos específicos, falta de vivências e aproximações e oralidade desses objeto de estudo. | |||
Estratégias para a recuperação | |||
Planejar práticas de ciências, demonstrar e multiplicar junto aos educandos. | |||
8º ano
LPL | Fácil | Média | Difícil |
Grau de dificuldade da prova | X | ||
Observações sobre a dificuldade da prova: | |||
Difícil terminologia do assunto apresentado na disciplina para o educando confunde as interpretações nas leituras das questões. | |||
Descritores que os alunos mais erraram: | |||
Identificar a célula com suas organelas e funções. Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo que comportam características comuns conforme o tecido que constituem. Diferenciar, por suas características, célula animal de célula vegetal. dentificar metabolismo celular. Identificar metabolismo celular. Reconhecer as funções fundamentais dos diferentes tecidos do corpo humano.. Reconhecer os componentes do sistema reprodutor masculino e feminino, associando-os às suas funções prioritárias. Identificar as principais etapas da fecundação humana Relacionar reações do organismo ao controle / distúrbio dos sistemas endócrino e nervoso. . |
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Análise dos erros ( por que erraram?) | |||
A compreensão conceitual desse conteúdo é processual, sucessiva e se desenvolve pela dinâmica de construções de aprendências a partir de recortes e análises fragmentadas da funcionalidade de organóides, fisiologia e anatomia do corpo humano. Nossos educandos carencem de práticas laboratoriais e de pesquisas de microscópias também. | |||
Estratégias para a recuperação | |||
Planejar práticas de ciências, demonstrar e multiplicar junto aos educandos. | |||
9º ano | |||
LPL | Fácil | Média | Difícil |
Grau de dificuldade da prova | X | ||
Observações sobre a dificuldade da prova: | |||
Difícil terminologia dos conceito envolvidos para os educandos. | |||
Descritores que os alunos mais erraram: | |||
Identificar transformações físicas e químicas presentes no nosso cotidiano. Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica. Reconhecer o número atômico como o número de prótons, o qual caracteriza o elemento químico, e o número de massa como o número de prótons e nêutrons. Conceituar as propriedades gerais da matéria. Analisar os estados físicos da matéria e os fatores que influenciam sua mudança. Identificar as mudanças de estados físicos da matéria Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica. Reconhecer a diversidade de elementos químicos e suas arrumações atômicas. Diferenciar as famílias e períodos dos elementos químicos na tabela periódica. Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica |
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Análise dos erros ( por que erraram?) | |||
É necessário um mergulho no universo microscópico e promoção de um descolamento dos elementos químicos da tabela periódica, trazendo-os à luz da observação expositiva através de paineis murais com aprendências colaborativas nas famílias. A terminologia específica do mundo da quimíca é inibidora e precisa de releituras e superação na abordagem dos assuntos progressivamente ligandos-os ao cotidiano. |
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Estratégias para a recuperação | |||
Planejar práticas de ciências, demonstrar e multiplicar junto aos educandos. | |||