Retornando às aulas após a suspensão da Greve dos profissionais de Educação da rede de ensino da Cidade do Rio de Janeiro!
1º bloco do G1:
Cada educando fez um levantamento de seus envolvimento com seus estudos personalizados em cada disciplina.
Eles elaboraram um relato escrito descrevendo em que ponto se encontra nesse exato momento de retorno!
A coordenação pedagógica recebeu as informações desse levantamento e sugeriu suas propostas!
Descritores do 4º Bimestre
GENTE
- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
DESCRITORES
DE MATEMÁTICA - 4° BIMESTRE
========================================================
Adaptação:
Sergio Matos
7°
ANO
1)
Aplicar as ideias de razão. (páginas 33 à
35)
2)
Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou
inversa, entre grandezas.
(página 34 e 35)
3)
Resolver problema que envolva porcentagem.
(página 2)
4)
Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas
e/ou gráficos.
(páginas
36, 37 e 38)
5)
Aplicar noções de juros simples em situações problema.
(página
11 e 12)
6)
Resolver problemas que envolvam juros simples.
(páginas
13, 14 e 15)
7)
Determinar a raiz de uma equação.
(página
21 e 22)
8)
Verificar se um número é raiz de uma equação.
(pág 21).
9)
Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade
observada em sequências de números e/ou figuras (padrões).
(páginas
16, 17 e 18)
10)
Identificar uma equação ou inequação do 1° grau que expressa um
problema.
(página
23)
11)
Resolver problema que envolva equação do 1° grau.
12)
Identificar um sistema de equações do 1° grau que expressa um
problema
(
(páginas
24 a 28)
8°
ANO
1)
Aplicar a propriedade do ângulo externo.
(página
25)
2)
identificar propriedades de triângulos pela comparação de lados e
de ângulos.
(
página 21, 22, 23, 24, 25 )
3)
Reconhecer alturas, medianas ou bissetrizes de um triângulo.
(página
18, 19, 20)
4)
Resolver problema que envolva congruência de triângulos.
(página
21 a 24)
5)
Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de
medida.
(páginas
33 e 34)
6)
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras
planas.
(página
33)
7)
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
(páginas
33 e 34)
8)
Reconhecer círculo/círcunferência, seus elementos e algumas de
suas relações.
(páginas
36 em diante)
9)
Resolver problema que envolva porcentagem.
(livro
didático 7° ano paginas 294 a 296)
10)
Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas
e/ou gráficos.
(paginas
29 e 30)
11)
Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
(Páginas
29 e 30)
12)
Identificar situações em que são aplicáveis os produtos notáveis.
(página
28 – exercício 5)
13)
Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas
cartesianas.
(páginas
5, 6 e 7)
14)
Identificar um sistema de equações do 1° grau que expressa um
problema.
(página
12)
15)
Identificar a relação entre as representações algébricas e
geométrica de um sistema de equações do 1° grau.
(páginas
8, 9, 10 e 11)
9°
ANO .
1)
Associar informações apresentadas em listas/tabelas aos gráficos
que as representam. (não
tem na apostila /// livro didático páginas 19, 20 e 21)
2)
Resolver uma equação do 2° grau.
(apostila
páginas 2 e 3)
3)
Verificar se um número é raiz de uma equação.
(não
tem na apostila /// livro didático página 129)
4)
Reconhecer quando uma sentença representa uma função polinomial
do 2° grau.
(apostila
páginas 4)
5)
Reconhecer o gráfico de uma função quadrática.
(apostila
página 9,
10, 11 e 12)
6)
Determinar os zeros da função polinomial do 2° grau.
(apostila
páginas 7 e 8)
7)
Interpretar gráficos de funções do 2° grau (concavidades).
(apostila
página 10)
8)
Determinar o ponto do vértice de uma parábola que representa uma
função do 2° grau.
(apostila páginas 15, 16 e 17)
9)
Resolver problema que envolva uma função quadrática.
(
não tem na apostila /// livro didático: página 188 exercícios 1,
2 e 3)
10)
Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas
relações.
(
apostila
páginas 23 e 24 )
11)
Resolver problema que envolva comprimento de uma circunferência.
(apostila
páginas 25 )
12)
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas
(círculo).
(apostila
página 26 e 27)
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4º BIMESTRE
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
7º ANO
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade..
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Identificar o tema de um texto.
- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação, na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
8º ANO
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
- Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Identificar o tema de um texto.
- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
9º ANO
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos utilizados para sustentá-la.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto etc.).
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
- Reconhecer o efeito do sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
DESCRITORES DE CIÊNCIAS - 4º BIMESTRE
DESCRITORES DE CIÊNCIAS
7.° ANO
- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.
- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.
- Caracterizar os filos porífera e cnidária.
- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.
- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.
- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.
- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.
- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.
- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.
- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.
- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.
8.° ANO
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.
- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
9º ANO
- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.
- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.
- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.
- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.
- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.
- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.
- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.