terça-feira, 29 de outubro de 2013

Retorno às Aulas!

Retornando às aulas após a suspensão da Greve dos profissionais de Educação da rede de ensino da Cidade do Rio de Janeiro!

1º bloco do G1:

Cada educando fez um levantamento de seus envolvimento com seus estudos personalizados em cada disciplina.
Eles elaboraram um relato escrito descrevendo em que ponto se encontra nesse exato momento de retorno!
A coordenação pedagógica recebeu as informações desse levantamento e sugeriu suas propostas!

Descritores do 4º Bimestre

GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais

DESCRITORES DE MATEMÁTICA - 4° BIMESTRE
========================================================
Adaptação: Sergio Matos


7° ANO
1) Aplicar as ideias de razão. (páginas 33 à 35)

2) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
(página 34 e 35)

3) Resolver problema que envolva porcentagem.
(página 2)

4) Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(páginas 36, 37 e 38)

5) Aplicar noções de juros simples em situações problema.
(página 11 e 12)

6) Resolver problemas que envolvam juros simples.
(páginas 13, 14 e 15)

7) Determinar a raiz de uma equação.
(página 21 e 22)

8) Verificar se um número é raiz de uma equação.
(pág 21).

9) Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números e/ou figuras (padrões).
(páginas 16, 17 e 18)

10) Identificar uma equação ou inequação do 1° grau que expressa um problema.
(página 23)

11) Resolver problema que envolva equação do 1° grau.

12) Identificar um sistema de equações do 1° grau que expressa um problema
( (páginas 24 a 28)




8° ANO

1) Aplicar a propriedade do ângulo externo.
(página 25)

2) identificar propriedades de triângulos pela comparação de lados e de ângulos.
( página 21, 22, 23, 24, 25 )

3) Reconhecer alturas, medianas ou bissetrizes de um triângulo.
(página 18, 19, 20)

4) Resolver problema que envolva congruência de triângulos.
(página 21 a 24)

5) Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
(páginas 33 e 34)

6) Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
(página 33)

7) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
(páginas 33 e 34)

8) Reconhecer círculo/círcunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
(páginas 36 em diante)

9) Resolver problema que envolva porcentagem.
(livro didático 7° ano paginas 294 a 296)

10) Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(paginas 29 e 30)

11) Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
(Páginas 29 e 30)

12) Identificar situações em que são aplicáveis os produtos notáveis.
(página 28 – exercício 5)

13) Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
(páginas 5, 6 e 7)

14) Identificar um sistema de equações do 1° grau que expressa um problema.
(página 12)

15) Identificar a relação entre as representações algébricas e geométrica de um sistema de equações do 1° grau.
(páginas 8, 9, 10 e 11)

9° ANO .


1) Associar informações apresentadas em listas/tabelas aos gráficos que as representam. (não tem na apostila /// livro didático páginas 19, 20 e 21)

2) Resolver uma equação do 2° grau.
(apostila páginas 2 e 3)

3) Verificar se um número é raiz de uma equação.
(não tem na apostila /// livro didático página 129)
4) Reconhecer quando uma sentença representa uma função polinomial do 2° grau.
(apostila páginas 4)

5) Reconhecer o gráfico de uma função quadrática.
(apostila página 9, 10, 11 e 12)

6) Determinar os zeros da função polinomial do 2° grau.
(apostila páginas 7 e 8)

7) Interpretar gráficos de funções do 2° grau (concavidades).
(apostila página 10)


8) Determinar o ponto do vértice de uma parábola que representa uma função do 2° grau. (apostila páginas 15, 16 e 17)

9) Resolver problema que envolva uma função quadrática.
( não tem na apostila /// livro didático: página 188 exercícios 1, 2 e 3)


10) Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
( apostila páginas 23 e 24 )


11) Resolver problema que envolva comprimento de uma circunferência.
(apostila páginas 25 )


12) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas (círculo).
(apostila página 26 e 27)









DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4º BIMESTRE



DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


7º ANO

- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.

- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade..

- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

- Identificar o tema de um texto.

- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.

- Inferir uma informação implícita em um texto.

- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

- Localizar informações explícitas em um texto.

- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação, na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.



8º ANO

- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.

- Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

- Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

- Identificar o tema de um texto.

- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.

- Inferir uma informação implícita em um texto.

- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.

- Localizar informações explícitas em um texto.

- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.



9º ANO

- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.

- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos utilizados para sustentá-la.

- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

- Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.

- Inferir uma informação implícita em um texto.

- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto etc.).

- Localizar informações explícitas em um texto.

- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.

- Reconhecer o efeito do sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.







DESCRITORES DE CIÊNCIAS - 4º BIMESTRE



DESCRITORES DE CIÊNCIAS


7.° ANO

- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.

- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.

- Caracterizar os filos porífera e cnidária.

- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.

- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.

- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.

- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.

- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.

- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.

- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.

- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.

- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.




8.° ANO

- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.

- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.

- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.

- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.

- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.

- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.

- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.

- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.

- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.

- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.

- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.



9º ANO

- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.

- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.

- Identificar as fontes de propagação da luz.

- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.

- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.

- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.

- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.

- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.

- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.

- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.

- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.

- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.

- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).

-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.