segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Reposição de Conteúdos!

Reposição do Furacão de Gênios!

16hs

Iniciem suas postagens em seus micros sistematizando suas Leituras de Imagens sobre o Visionamento proposto no dia de hoje!

Tema chave:

Black Orpheu - Black Bloc - Brasil Black

Deixem sua avaliação sobre o tema estudado em seu blog e compartilhem com seus colegas de Família no Time!

Bons Estudos!

9º ANO Ciências
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244906/4104902/C9_3BIM_ALUNO_2013.pdf

Fontes renováveis e não renováveis de energia
http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665

Energia Nuclear:
http://www.enem.coc.com.br/simulado01.asp

1- Imagine a seguinte situação:

Um caminhão, a 80km/h, bate num carro parado. O automóvel fica amassado, pois o caminhão em movimento
transferiu energia para o carro, para que essas deformações acontecessem. A intensidade dos estragos dependerá
de vários fatores, relacionados tanto ao caminhão quanto ao automóvel.
Vamos pensar no caminhão, já que era ele que possuía energia cinética.
Vejamos:

a) Se no instante da batida, em vez de estar a 80km/h, o caminhão estivesse a 20km/h, os estragos no automóvel
 seriam maiores ou menores?

b) Se outro automóvel, com a mesma velocidade do caminhão, a 20km/h, tivesse se chocado com o que estava
parado, os danos seriam maiores ou menores?

c) A massa de um automóvel é igual, maior ou menor do que a de um caminhão?


d) Quais os fatores relativos ao caminhão que influenciaram na intensidade dos danos causados ao automóvel?

 2- Um paraquedista, em queda, tem energia potencial gravitacional, cinética ou as duas? Explique.


3- Diga o tipo de energia mecânica existente nos exemplos abaixo:
a) coco caindo da árvore - __________________________________
b) carro em movimento - ___________________________________
c) um lápis em cima da mesa - ______________________________
d) criança deslizando no tobogã - _________________________


GRANDEZAS FÍSICAS: ESCALARES E VETORIAIS


Verifique quais são as grandezas escalares e quais as grandezas vetoriais
nas afirmações abaixo.

a) O deslocamento de um avião foi de 100 km, na direção Norte do Brasil.
__________________________________________________________
b) A área da residência a ser construída é de 120 metros quadrados.
__________________________________________________________
c) A água ferve a 100 graus de temperatura.
__________________________________________________________
d) A velocidade marcada no velocímetro de um automóvel é de 80 km/h.
__________________________________________________________
e) Uma pessoa está se deslocando, a um passo por segundo, na direção Sul da
quadra de esportes da escola.



SEMANA DA CONSCIÊNCIA!


Bom dia!
Hoje é dia de Atividade Geral para o Furacão de Gênios!
Vamos organizar nossos itinerários formativos a partir dos estudos de História e Geografia!
Para começar acessem os filmes propostos pelo Professor Mentor, façam a Leitura da Estória infantil e reflitam sobre as proposições apresentadas para desenvolvimento das atividades para cada ANO escolar.
Lembrem-se que vocês possuem seus DESCRITORES de História e Geografia e suas avaliações serão sobre os temas que vocês estão estudando!
Bons estudos!

Orientação para o visionamento:

GENTE...O time Furacão de Gênios deseja realizar uma leitura de imagem sobre o filme "BLACK ORPHEUS" incentivando a reflexão do valor da biografia de Vinícius de Morais na SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! Todos estão convidados! O tema de nosso trabalho é:


"QUEM É VOCÊ, CARIOCA? VOCÊ É FELIZ"?

MITOS E VERDADES sobre a FELICIDADE de um povo fruto da miscigenação onde tudo termina em SAMBA e FUTEBOL! 

Participe!

Observem bem as imagens do Rio Antigo:

Identifiquem os personagens principais da história:

Identifique a data(Quando?) em que transcorre a história:

Qual é a origem do nome ORPHEU?

E na história?Quem é Orfeu?

Quais são os pontos geográficos da Cidade do Rio de Janeiro apresentados durante o filme?

Selecione imagens na internet sobre esses ambientes daquela época e compare com imagens desses mesmos ambientes transformados pela ação do homem na época atual?

O mundo do BLACK ORPHEUS até o mundo atual? O que mudou desde então na Cidade do Rio de Janeiro?


Existe alguma relação do mundo do Black Orpheu e mundo dos BLACK BLOC na cidade do Rio de Janeiro? 


Como você percebe a cidade do Rio de Janeiro hoje em dia? 

O Carioca é feliz? O SAMBA e o Futebol é a a maior FELICIDADE do POVO?

Por que o povo pode usar máscaras no CARNAVAL e é proibido usar Máscaras nas Manifestações Populares na Cidade do Rio de Janeiro? 






 A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, divulga o evento Brasil Black - 2ª Mostra de Cultura Afro-brasileira – Dia da Consciência Negra no Imperator, a ser realizado no dia 20 de novembro, na Rua Dias da Cruz nº 170 - Méier.

 O Brasil Black - 2ª Mostra de Cultura Afro-brasileira – Dia da Consciência Negra no Imperator,  tem por objetivo contribuir na aplicação da lei 10.639, que trata da   obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas da educação,  e na valorização da identidade dos cidadãos como parte importante da sociedade brasileira.

           No evento estão programadas atividades com faixa etária livre, a partir das 13h de acordo com programação  (anexo I).

          Para a participação do evento serão aceitas inscrições por meio do correio eletrônico botacaraprodutora@hotmail.com , onde os primeiros 100 alunos inscritos receberão brindes do evento.

        Contamos, especialmente, com os Coordenadores Pedagógicos, no sentido de divulgarem e sensibilizarem professores, alunos e responsáveis a participarem do referido evento. 

       Quaisquer esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail botacaraprodutora@hotmail.com.  



                                        Atenciosamente,

 Vânia/GED