quinta-feira, 9 de maio de 2013

HABILIADES PERSONALIZADAS  TIME FURACÃO


Quadro de habilidades
CódigoDescrição da habilidadeComplexidade alcançada
H.C.214Reconhecer a célula como estrutura básica dos processos de manutenção da vida
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.215Diferenciar célula animal de célula vegetal, comparando metabolicamente as reações de respiração celular e fotossíntese - Diferenciar, por suas características, célula animal de célula vegetal
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.216Identificar os fenômenos físicos e químicos encontrados no universo - Identificar transformações físicas e químicas presentes no nosso cotidiano
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.232Relacionar a adaptação do ser vivo à sua interação com o ecossistema.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.235Identificar os fenômenos físicos e químicos encontrados no univers
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.278Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo suas formas e funções e que comportam características comuns conforme o tecido que constituem.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.294Perceber a organização geral da matéria e suas propriedades físicas, químicas e biológicas
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.306Identificar a necessidade de classificação dos seres vivos por conta de sua grande diversidade.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.313Classificar os vírus como partículas não vivas ou seres vivos a partir das suas características.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.316Reconhecer as características sexuais primárias e secundárias do ser humano.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.317Perceber a evolução do modelo atômico, a diversidade de elementos químicos e a necessidade de sua classificação.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.323Conhecer o sistema genital feminino e identificar suas partes.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.324Perceber que os átomos se agrupam em moléculas e estas em substâncias.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.329Identificar as principais doenças causadas por vírus, bem como suas formas de prevenção.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.330Analisar os nomes e os símbolos dos elementos químicos e agrupá-los de acordo com suas propriedades químicas.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.338Analisar os elementos químicos numa determinada organização como a tabela periódica.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9


Legenda

  • Complexidade alcançada
  • Complexidade exigida
  • X Complexidade inexistente