quinta-feira, 27 de junho de 2013



Descritores de Língua Portuguesa 7º

  • Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre as partes e elementos de um texto.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
  • Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Identificar o tema de um texto.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação, na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.

Descritores de Lingua Portuguesa 8º ANO.

  • Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Identificar o tema de um texto.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc.).
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Descritores de Lingua Portuguesa 9º ANO

  • Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
  • Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.




 Descritores de Ciências do 2º Bimestre 7º ano

  • Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
  • Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
  • Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
  • Diferenciar as bactérias dos protistas.
  • Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
  • Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
  • Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
  • Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
  • Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
  • Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
  • Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
  • Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
  • Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
  • Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.


     Descritores de Ciências do 2º Bimestre 8º ano


    • Associar os tipos de nutrientes e suas funções aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
    • Compreender a importância da data de validade e outros cuidados com os alimentos como recurso para a manutenção da saúde.
    • Compreender e identificar o caminho dos alimentos no organismo humano.
    • Compreender o papel das vitaminas para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
    • Identificar a Aids como uma das principais doenças sexualmente transmissíveis.
    • Identificar alguns sistemas e órgãos (sistema digestório) do organismo humano em representações figurativas.
    • Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestem na puberdade.
    • Identificar e caracterizar as fases da vida dos seres humanos.
    • Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
    • Reconhecer a importância dos métodos contraceptivos na prevenção das DSTs.
    • Reconhecer a necessidade de uma alimentação equilibrada para o bem-estar do organismo.
    • Reconhecer as funções fisiológicas e químicas do sistema digestório.
    • Reconhecer as principais funções desempenhadas pelos órgãos e glândulas anexas ao sistema digestório.
    • Relacionar a função de nutrição com os processos de digestão, circulação, respiração.
    • Selecionar, entre diferentes alimentos, um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.


      Descritores de Ciências do 2º Bimestre 9 º ano

      • Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
      • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.
      • Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.
      • Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.
      • Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
      • Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.
      • Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
      • Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
      • Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.
      • Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.
      • Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
      • Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.