quinta-feira, 27 de junho de 2013



Descritores de Língua Portuguesa 7º

  • Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre as partes e elementos de um texto.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
  • Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Identificar o tema de um texto.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação, na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.

Descritores de Lingua Portuguesa 8º ANO.

  • Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Identificar o tema de um texto.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc.).
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Descritores de Lingua Portuguesa 9º ANO

  • Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
  • Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário