PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS
1º bimestre – 2013
7º ANO
POR QUE ESTUDAR
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
Valorizar o conhecimento como fonte da manutenção da vida e da qualidade de
vida do planeta.
Compreender a ciência como atividade humana, relacionando-a com a tecnologia.
COMO ESTUDAR
Acesse seu Diário de Bordo.
Registre suas primeiras impressões do dia a partir do "tá ligando".
Navegue pela educopédia e acesse seu itinerário formativo como fonte de consulta.
Amplie sua navegação nos blogs dos Professores Mentores seguindo as páginas sugeridas pelos Professores Mentores, Professores Virtuais, educandos de sua Família, de seu TIME e/ou de outros TIMES do GENTE.
Tirar TODAS as dúvidas sobre suas principais dificuldades ao realizar seu percurso de seu itinerário personalizado.
As atividades experimentais devem ser relacionadas com os conteúdos trabalhados.
Refazer atividades avaliativas e reescrevê-las em seu Diário de Bordo.
Ler os textos (livro e outros) anotando dúvidas, pesquisando na internet/dicionário;
Criar o hábito de elaborar resumos a partir das leituras;
Refazer provas e exercícios;
Relacionar estruturas/elementos com respectivas funções em textos científicos, esquemas,
atividades experimentais e outros;
Relacionar as atividades experimentais aos conteúdos
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade
Seres vivos
Espécies, biodiversidade e ambiente.
Adaptação e Evolução.
Teorias evolutivas e o conceito de seleção natural
Células eucarióticas e procarióticas
Células animais e vegetais
Classificação dos seres vivos em cinco reinos (monera, protista, fungi, animalia e
plantae)
Os Vírus
8º ANO
POR QUE ESTUDAR
Valorizar o conhecimento como fonte de manutenção da qualidade de vida e bem-estar dos
indivíduos e da sociedade;
Compreender a ciência como atividade humana contextualizada, relacionando-a com a
tecnologia.
COMO ESTUDAR
Acesse seu Diário de Bordo.
Registre suas primeiras impressões do dia a partir do "tá ligando".
Navegue pela educopédia e acesse seu itinerário formativo como fonte de consulta.
Amplie sua navegação nos blogs dos Professores Mentores seguindo as páginas sugeridas pelos Professores Mentores, Professores Virtuais, educandos de sua Família, de seu TIME e/ou de outros TIMES do GENTE.
Tirar TODAS as dúvidas sobre suas principais dificuldades ao realizar seu percurso de seu itinerário personalizado.
As atividades experimentais devem ser relacionadas com os conteúdos trabalhados.
Refazer atividades avaliativas e reescrevê-las em seu Diário de Bordo.
Ler os textos (livro e outros) anotando dúvidas, pesquisando na internet/dicionário;
Criar o hábito de elaborar resumos a partir das leituras;
Refazer provas e exercícios;
Relacionar estruturas/elementos com respectivas funções em textos científicos, esquemas,
atividades experimentais e outros;
Relacionar as atividades experimentais aos conteúdos
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade
Estrutura e funcionamento celular
Os níveis de organização do corpo humano
Diversidade celular:os tecidos
Os nutrientes e suas funções
Digestão e Sistema Digestório
Respiração e Sistema Respiratório
9º ANO
POR QUE ESTUDAR
A Ciência permite conhecermos o mundo e os fenômenos que nos cercam. Deste modo,
um cidadão pleno deve ser capaz de compreender o ambiente e a sua dinâmica.
Neste contexto, esse bimestre tem por objetivo trabalhar os conceitos fundamentais
da ciência (em especial a química e a física) contextualizando com as transformações
tecnológicas de nossa sociedade.
COMO ESTUDAR
Acesse seu Diário de Bordo.
Registre suas primeiras impressões do dia a partir do "tá ligando".
Navegue pela educopédia e acesse seu itinerário formativo como fonte de consulta.
Amplie sua navegação nos blogs dos Professores Mentores seguindo as páginas sugeridas pelos Professores Mentores, Professores Virtuais, educandos de sua Família, de seu TIME e/ou de outros TIMES do GENTE.
Tirar TODAS as dúvidas sobre suas principais dificuldades ao realizar seu percurso de seu itinerário personalizado.
As atividades experimentais devem ser relacionadas com os conteúdos trabalhados.
Refazer atividades avaliativas e reescrevê-las em seu Diário de Bordo.
Ler os textos (livro e outros) anotando dúvidas, pesquisando na internet/dicionário;
Criar o hábito de elaborar resumos a partir das leituras;
Refazer provas e exercícios;
Relacionar estruturas/elementos com respectivas funções em textos científicos, esquemas,
atividades experimentais e outros;
Relacionar as atividades experimentais aos conteúdos
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade
Modelos Atômicos
Propriedades atômicas
Os Elementos Químicos
A Tabela Periódica
Transformações de estado físico da matéria
Conceitos de Massa, Matéria, Densidade, Força, Energia e Trabalho
Classificação das Substâncias
Classificação das Misturas
Referências consultadas.
Matemática
7o ano
Questão
|
DESCRITORES
|
01
|
Localizar um número inteiro na reta numérica
|
02
|
Adição e subtração de números inteiros.
|
03
|
Diferença entre números inteiros : o conceito
de variação
|
04
|
Representação de números racionais sob
diversas formas.
|
05
|
Localizar um número racional na reta numérica.
|
06
|
Adição e subtração de frações.
|
07
|
Resolver problemas que envolvem soma de
frações.
|
08
|
Gráfico de setores circulares : relação
entre percentual e ângulos.
|
09
|
Sistema métrico decimal : unidade de
comprimento.
|
10
|
Calcular perímetro e área de retângulos e
quadrados.
|
11
|
Localização de pontos no sistema cartesiano.
|
12
|
Conceito de ângulo reto.
|
13
|
Operar com ângulos no sistema sexagesimal.
|
14
|
Identificar as unidades de medidas de diversas
grandezas.
|
15
|
Porcentagem : aumentos e descontos percentuais.
|
8o ano
Questão
|
DESCRITORES
|
01
|
Representação de números racionais em
diversas formas.
|
02
|
Calcular a geratriz de uma dízima periódica
|
03
|
Operar com frações.
|
04
|
Reconhecer números irracionais.
|
05
|
Valor numérico de expressões algébricas.
|
06.
|
Expressão algébrica : Determinação de
padrões numéricos.
|
07
|
Equacionar problemas do 1o grau.
|
08.
|
Propriedade dos ângulos opostos pelo vértice.
|
09.
|
Ângulos nas paralelas cortadas por uma
transversal
|
10.
|
Cálculo de perímetros de polígonos.
|
11.
|
Calcular a área de um triângulo qualquer.
|
12.
|
Tratamento da informação : interpretar
gráfico de colunas.
|
13
|
Localizar números racionais na reta numérica.
|
14.
|
Conceituar e nomear ângulos : ângulos
complementares e suplementares.
|
15.
|
A divisão de um polígono em triângulos
|
9o ano
Questão
|
DESCRITORES
|
01.
|
Localizar um número racional na reta numérica
|
02.
|
Propriedades de potência : divisão de potênc
ias de mesma base.
|
03
|
Propriedades de potências
|
04.
|
Propriedades de potências : resolver problemas
contextualizados.
|
05
|
Representar um número em notação científica.
|
06.
|
Aproximar raízes quadradas de números
naturais.
|
07
|
Simplificar e operar com radicais.
|
08
|
Desenvolver produtos notáveis com radicais.
|
09
|
Expressões algébricas do 1o grau :
reconhecimento.
|
10
|
Tratamento da informação : gráfico de
colunas com percentuais.
|
11
|
Aplicar descontos percentuais.
|
12
|
Aplicar o teorema de Tales no triângulo
retângulo.
|
13
|
Identificar polígonos semelhantes.
|
14
|
Proporcionalidade entre lados de triângulos
retângulos semelhantes.
|
15
|
Proporcionalidade entre diversas grandezas.
|