quinta-feira, 9 de maio de 2013

HABILIADES PERSONALIZADAS  TIME FURACÃO


Quadro de habilidades
CódigoDescrição da habilidadeComplexidade alcançada
H.C.214Reconhecer a célula como estrutura básica dos processos de manutenção da vida
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.215Diferenciar célula animal de célula vegetal, comparando metabolicamente as reações de respiração celular e fotossíntese - Diferenciar, por suas características, célula animal de célula vegetal
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.216Identificar os fenômenos físicos e químicos encontrados no universo - Identificar transformações físicas e químicas presentes no nosso cotidiano
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.232Relacionar a adaptação do ser vivo à sua interação com o ecossistema.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.235Identificar os fenômenos físicos e químicos encontrados no univers
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.278Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo suas formas e funções e que comportam características comuns conforme o tecido que constituem.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.294Perceber a organização geral da matéria e suas propriedades físicas, químicas e biológicas
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.306Identificar a necessidade de classificação dos seres vivos por conta de sua grande diversidade.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.313Classificar os vírus como partículas não vivas ou seres vivos a partir das suas características.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.316Reconhecer as características sexuais primárias e secundárias do ser humano.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.317Perceber a evolução do modelo atômico, a diversidade de elementos químicos e a necessidade de sua classificação.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.323Conhecer o sistema genital feminino e identificar suas partes.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 8
  •  
  • X
H.C.324Perceber que os átomos se agrupam em moléculas e estas em substâncias.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.329Identificar as principais doenças causadas por vírus, bem como suas formas de prevenção.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 7
  •  
  • X
  •  
  • X
H.C.330Analisar os nomes e os símbolos dos elementos químicos e agrupá-los de acordo com suas propriedades químicas.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9
H.C.338Analisar os elementos químicos numa determinada organização como a tabela periódica.
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • X
  •  
  • 9


Legenda

  • Complexidade alcançada
  • Complexidade exigida
  • X Complexidade inexistente


terça-feira, 7 de maio de 2013


PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS

1º bimestre – 2013

7º ANO

POR QUE ESTUDAR
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
Valorizar o conhecimento como fonte da manutenção da vida e da qualidade de
vida do planeta.
Compreender a ciência como atividade humana, relacionando-a com a tecnologia.

COMO ESTUDAR
Acesse seu Diário de Bordo.
Registre suas primeiras impressões do dia a partir do "tá ligando".
Navegue pela educopédia e acesse seu itinerário formativo como fonte de consulta.
Amplie sua navegação nos blogs dos Professores Mentores seguindo as páginas sugeridas pelos Professores Mentores, Professores Virtuais, educandos de sua Família, de seu TIME e/ou de outros TIMES do GENTE.
Tirar TODAS as dúvidas sobre suas principais dificuldades ao realizar seu percurso de seu itinerário personalizado.
As atividades experimentais devem ser relacionadas com os conteúdos trabalhados.
Refazer atividades avaliativas e reescrevê-las em seu Diário de Bordo.
Ler os textos (livro e outros) anotando dúvidas, pesquisando na internet/dicionário;
Criar o hábito de elaborar resumos a partir das leituras;
Refazer provas e exercícios;
Relacionar estruturas/elementos com respectivas funções em textos científicos, esquemas,
atividades experimentais e outros;
Relacionar as atividades experimentais aos conteúdos
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade

CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO PRIMEIRO BIMESTRE
Seres vivos
Espécies, biodiversidade e ambiente.
Adaptação e Evolução.
Teorias evolutivas e o conceito de seleção natural
Células eucarióticas e procarióticas
Células animais e vegetais
Classificação dos seres vivos em cinco reinos (monera, protista, fungi, animalia e
plantae)
Os Vírus

8º ANO

POR QUE ESTUDAR
Valorizar o conhecimento como fonte de manutenção da qualidade de vida e bem-estar dos
indivíduos e da sociedade;
Compreender a ciência como atividade humana contextualizada, relacionando-a com a
tecnologia.

COMO ESTUDAR
Acesse seu Diário de Bordo.
Registre suas primeiras impressões do dia a partir do "tá ligando".
Navegue pela educopédia e acesse seu itinerário formativo como fonte de consulta.
Amplie sua navegação nos blogs dos Professores Mentores seguindo as páginas sugeridas pelos Professores Mentores, Professores Virtuais, educandos de sua Família, de seu TIME e/ou de outros TIMES do GENTE.
Tirar TODAS as dúvidas sobre suas principais dificuldades ao realizar seu percurso de seu itinerário personalizado.
As atividades experimentais devem ser relacionadas com os conteúdos trabalhados.
Refazer atividades avaliativas e reescrevê-las em seu Diário de Bordo.
Ler os textos (livro e outros) anotando dúvidas, pesquisando na internet/dicionário;
Criar o hábito de elaborar resumos a partir das leituras;
Refazer provas e exercícios;
Relacionar estruturas/elementos com respectivas funções em textos científicos, esquemas,
atividades experimentais e outros;
Relacionar as atividades experimentais aos conteúdos
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade

CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO PRIMEIRO BIMESTRE
Estrutura e funcionamento celular
Os níveis de organização do corpo humano
Diversidade celular:os tecidos
Os nutrientes e suas funções
Digestão e Sistema Digestório
Respiração e Sistema Respiratório

9º ANO

POR QUE ESTUDAR
A Ciência permite conhecermos o mundo e os fenômenos que nos cercam. Deste modo,
um cidadão pleno deve ser capaz de compreender o ambiente e a sua dinâmica.
Neste contexto, esse bimestre tem por objetivo trabalhar os conceitos fundamentais
da ciência (em especial a química e a física) contextualizando com as transformações
tecnológicas de nossa sociedade.

COMO ESTUDAR
Acesse seu Diário de Bordo.
Registre suas primeiras impressões do dia a partir do "tá ligando".
Navegue pela educopédia e acesse seu itinerário formativo como fonte de consulta.
Amplie sua navegação nos blogs dos Professores Mentores seguindo as páginas sugeridas pelos Professores Mentores, Professores Virtuais, educandos de sua Família, de seu TIME e/ou de outros TIMES do GENTE.
Tirar TODAS as dúvidas sobre suas principais dificuldades ao realizar seu percurso de seu itinerário personalizado.
As atividades experimentais devem ser relacionadas com os conteúdos trabalhados.
Refazer atividades avaliativas e reescrevê-las em seu Diário de Bordo.
Ler os textos (livro e outros) anotando dúvidas, pesquisando na internet/dicionário;
Criar o hábito de elaborar resumos a partir das leituras;
Refazer provas e exercícios;
Relacionar estruturas/elementos com respectivas funções em textos científicos, esquemas,
atividades experimentais e outros;
Relacionar as atividades experimentais aos conteúdos
Permitir que os cidadãos participem, tomem decisões como função no aperfeiçoamento individual e
das relações sociais;
Formar o cidadão cientificamente alfabetizado, capaz de identificar o vocabulário da ciência,
compreender conceitos e utilizá-los para enfrentar desafios e refletir sobre seu cotidiano.
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade

CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO PRIMEIRO BIMESTRE
Modelos Atômicos
Propriedades atômicas
Os Elementos Químicos
A Tabela Periódica
Transformações de estado físico da matéria
Conceitos de Massa, Matéria, Densidade, Força, Energia e Trabalho
Classificação das Substâncias
Classificação das Misturas

Referências consultadas.


Matemática

7o ano

Questão
DESCRITORES
01
Localizar um número inteiro na reta numérica
02
Adição e subtração de números inteiros.
03
Diferença entre números inteiros : o conceito de variação
04
Representação de números racionais sob diversas formas.
05
Localizar um número racional na reta numérica.
06
Adição e subtração de frações.
07
Resolver problemas que envolvem soma de frações.
08
Gráfico de setores circulares : relação entre percentual e ângulos.
09
Sistema métrico decimal : unidade de comprimento.
10
Calcular perímetro e área de retângulos e quadrados.
11
Localização de pontos no sistema cartesiano.
12
Conceito de ângulo reto.
13
Operar com ângulos no sistema sexagesimal.
14
Identificar as unidades de medidas de diversas grandezas.
15
Porcentagem : aumentos e descontos percentuais.

8o ano

Questão
DESCRITORES
01
Representação de números racionais em diversas formas.
02
Calcular a geratriz de uma dízima periódica
03
Operar com frações.
04
Reconhecer números irracionais.
05
Valor numérico de expressões algébricas.
06.
Expressão algébrica : Determinação de padrões numéricos.
07
Equacionar problemas do 1o grau.
08.
Propriedade dos ângulos opostos pelo vértice.
09.
Ângulos nas paralelas cortadas por uma transversal
10.
Cálculo de perímetros de polígonos.
11.
Calcular a área de um triângulo qualquer.
12.
Tratamento da informação : interpretar gráfico de colunas.
13
Localizar números racionais na reta numérica.
14.
Conceituar e nomear ângulos : ângulos complementares e suplementares.



15.
A divisão de um polígono em triângulos




9o ano

Questão
DESCRITORES
01.
Localizar um número racional na reta numérica
02.
Propriedades de potência : divisão de potênc ias de mesma base.
03
Propriedades de potências
04.
Propriedades de potências : resolver problemas contextualizados.
05
Representar um número em notação científica.
06.
Aproximar raízes quadradas de números naturais.
07
Simplificar e operar com radicais.
08
Desenvolver produtos notáveis com radicais.
09
Expressões algébricas do 1o grau : reconhecimento.
10
Tratamento da informação : gráfico de colunas com percentuais.
11
Aplicar descontos percentuais.
12
Aplicar o teorema de Tales no triângulo retângulo.
13
Identificar polígonos semelhantes.
14
Proporcionalidade entre lados de triângulos retângulos semelhantes.
15
Proporcionalidade entre diversas grandezas.



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Devolutiva das Avalições do 1º Bimestre.

Escola Municipal 02.27,005 GENTE - ANDRE URANI
1º BIMESTRE 2013
TIME 07 MENTOR IVONILTON DE BARROS FONSECA data: 03.05.2013

\\\\\\\em construção///////




CARACTERÍSTICAS DO TIME

Disciplinas               Atidude                                                                 Comportamento
                               Interesse Desinter. Apática Agitada                         MB B R I
L Port.                                                                                                                                                        
Mat                                                                                                                                                            
História                                                                                                                                                      
Geografia                                                                                                                                                        
Inglês                                                                                                                                                                  
Teatro                                                                                                                                                        
Ed. Física                                                                                                                                                            
Cências                                                                                                                                                      
S. Leitura                                                                                                                                                            



Disciplina                 Comunicação com o profossor(a)                         Aproveitamento                              

                              Amigável     Indifererente   Formal  Agress.            MB   B    R     I                                            
L Port                                                                                                                                                        
Mat                                                                                                                                                            
História                                                                                                                                                      
Geografia                                                                                                                                                            
Inglês                                                                                                                                                                  
Teatro                                                                                                                                                        
Ed. Física                                                                                                                                                          
Ciências                                                                                                                                                              
S. Leitura                                                                                                                                                            

2. Os objetivos propostos para o bimenstre foram alcançados conforme: DESCRITOTES, ORIENTAÇÂO CURRICULARES, CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO E PLANEJAMENTO?


3. Como se desenvolvimento a recuperação paralela neste período?

L. Port.                                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                   
Matemática
                                                                                                                                                                   
História                                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                       
Geografia                                                                                                                                                          
                                                                                                                                                                         
Inglês                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                                         
Teatro                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                                         
Ed. Física                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                                       
Ciências
                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                         
4. Alunos com problemas disciplinares:                                                                                                            
                                                                                                                                                                       
5. Alunos faltosos no período:                                                                                                                    
                                                                                                                                                                         
6. Dificuldades encontradas ao realizar o trabalho pedagógico:                                                                    
                                                                                                                                                                           
L. Portuguesa                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                         
Matemática                                                                                                                                                
                                                                                                                                                                           
História                                                                                                                                                      

Geografia

Inglês

Teatro

Ed. Fisíca

CIências

S. Leitura

7. Sugestões para a melhoria das dificuldades encontradas no bimestre:

Professor MENTOR  Ivonilton de Barros Fonseca

Artes: Wagner

Inglês: Marcelo Boring e Claúdia

Ed. Física: Cláudio e Laura

Sala de Leitura: Fernanda

Coordenação Pedagógica: Marcus Vinícius.


Listagem dos DESCRITORES de Ciências que os educandos precisam melhorar:



7º ano



LPL Fácil Média Difícil
Grau de dificuldade da prova      X

Observações sobre a dificuldade da prova:
Falta de prática experimental de Ciências para apreender e vivênciar as identificações e comparações de estruturas celulares, tipos diferenciados de seres vivos UNICELULARES; Reconhecimento do processo fossintético e sua importância para a vida no planeta; Identificação e diferenciação da reprodução nos seres vivos mais simples e mais evoluidos.e 
Descritores que os alunos mais erraram:
Reconhecer as principais características relativas aos seres vivos e distinguir seres vivos de objetos inanimados.

Diferenciar os dois tipos celulares que formam os seres vivos: células procariontes e eucariontes.


Identificar o aparecimento dos primeiros seres vivos: surgimento da vida na Terra.


Demonstrar conhecimento e compreensão do conceito de biodiversidade aliado à evolução.


Demonstrar conhecimento e compreensão do conceito de sistemática, e compreender a utilização da nomenclatura científica enquanto ferramenta para construção de conhecimento.


Caracterizar os vírus, com base em suas características morfológicas e fisiológicas, e em sua inserção no meio ambiente.


Análise dos erros ( por que erraram?)
Dificuldade nas leituras e interpretações dos significados dos termos específicos, falta de vivências e aproximações e oralidade desses objeto de estudo.
Estratégias para a recuperação
Planejar práticas de ciências, demonstrar e multiplicar junto aos educandos.


8º ano








LPL Fácil Média Difícil
Grau de dificuldade da prova
         X
Observações sobre a dificuldade da prova:
Difícil terminologia do assunto apresentado na disciplina para o educando confunde as interpretações nas leituras das questões.
Descritores que os alunos mais erraram:
Identificar a célula com suas organelas e funções.

Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo que comportam características comuns conforme o tecido que constituem.


Diferenciar, por suas características, célula animal de célula vegetal.

dentificar metabolismo celular.

Identificar metabolismo celular.

Reconhecer as funções fundamentais dos diferentes tecidos do corpo humano..


Reconhecer os componentes do sistema reprodutor masculino e feminino, associando-os às suas funções prioritárias.

Identificar as principais etapas da fecundação humana


Relacionar reações do organismo ao controle / distúrbio dos sistemas endócrino e nervoso.
.

Análise dos erros ( por que erraram?)
A compreensão conceitual desse conteúdo é processual, sucessiva e se desenvolve pela dinâmica de construções de aprendências a partir de recortes e análises fragmentadas da funcionalidade de  organóides, fisiologia e anatomia do corpo humano. Nossos educandos carencem de práticas laboratoriais e de pesquisas de microscópias também.
Estratégias para a recuperação
Planejar práticas de ciências, demonstrar e multiplicar junto aos educandos.



9º ano


LPL Fácil Média Difícil
Grau de dificuldade da prova
           X
Observações sobre a dificuldade da prova:
Difícil terminologia dos conceito envolvidos para os educandos.
Descritores que os alunos mais erraram:
Identificar transformações físicas e químicas presentes no nosso cotidiano.


Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.



Reconhecer o número atômico como o número de prótons, o qual caracteriza o elemento 
químico, e o número de massa como o número de prótons e nêutrons.


Conceituar as propriedades gerais da matéria.

Analisar os estados físicos da matéria e os fatores que influenciam sua mudança.


Identificar as mudanças de estados físicos da matéria

Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.


Reconhecer a diversidade de elementos químicos e suas arrumações atômicas.


Diferenciar as famílias e períodos dos elementos químicos na tabela periódica.


Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica


Análise dos erros ( por que erraram?)
É necessário um mergulho no universo microscópico e promoção de um descolamento dos elementos químicos da tabela periódica, trazendo-os à luz da observação expositiva através de paineis murais com aprendências colaborativas nas famílias. A terminologia específica do mundo da quimíca é inibidora e precisa de releituras e superação na abordagem dos assuntos progressivamente ligandos-os ao cotidiano.
  
Estratégias para a recuperação
Planejar práticas de ciências, demonstrar e multiplicar junto aos educandos.