quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bom dia FURACÃO!

Todos devem copiar e colar as suas provas de GEOGRAFIA E HISTÓRIA em seus BLOGS.

Realiazem uma pesquisa em seus cadernos pedqagógicos digitais, Educopédia, Videos Aulas na Internet, Outros Blogs de Professores.

Para cada questão das provas, encontrem as respostas corretas e COPIEM E COLEM imagens e/ou vídeos sobre o assunto.

Todas as notas dessas matérias dependem do sucesso desse trabalho individual e coletivo das Famílias.

Boa sorte e bons estudos de recuperação!


HISTÓRIA 7º ANO


ESCOLA MUNICIPAL ANDRE URANI
Professor Mentor:
Time:
Aluno (a):
Data:
Avaliação de História – 7º Ano – 2º Bimestre
01. Entre os séculos IX e XVI várias organizações políticas e sociais existiram na África. Marque a alternativa que melhor define o que eram as chefias:

(a) Eram territórios mais definidos, que não tinham o desejo de conquistar mais outras terras e que tinham grupos que pagavam tributos ao seu líder.
(b) Nas chefias o líder principal, que tinha o poder vitalício e hereditário, podia ser chefe político e religioso.
(c) Eram sociedades que não tinham um poder centralizado, cujos líderes se destacavam pela força, pela capacidade de negociar e de fazer justiça.
(d) Nas chefias o poder militar era dado ao mais velho nas tribos.

02. Na maioria das cidades africanas, o trabalho era feito por camponeses livres e artesãos, mas havia casos de pessoas ou grupos escravizados, em certas épocas e por certos povos. Qual era a característica do escravo público?

a) o escravo público tinha menos valor para venda do que outros escravos porque pertencia diretamente aos governos.
b) era o mais explorado fazendo os serviços mais pesados e executando as obras de maior grandeza e tamanho como palácios e templos.
c) eram os que tinham sido convertidos a força ao islã a partir do século VIII.
d) trabalhava nas terras do imperador e das famílias nobres e estava nessa condição porque tinha sido capturado nas guerras de expansão do império.

03. A maior parte da história do Império Mali é conhecida devido ao trabalho dos griôs. Aponte a alternativa que melhor define quem são os griôs:

(a) Sacerdotes de cultos tribais do império Mali que registram os grandes feitos dos mansas (soberanos) malineses.
(b) Escravos que trabalhavam diretamente com os imperadores e sua família.
(c) Pessoas que contam a história do império com o auxílio de instrumentos musicais.
(d) Conselheiros dos mansas que registravam as conquistas territoriais do império.

04. O Império Mali foi muito próspero entre os séculos XIII e XV. Uma das razões apontadas para este sucesso foi:
(a) A administração descentralizada e a tolerância religiosa.
(b) A alta arrecadação de tributos pagos pelos vários povos e territórios conquistados.
(c) O controle com mão de ferro exercido pelos sucessivos imperadores, que mantinham uma rígida administração dos territórios conquistados.
(d) As amplas relações comerciais com povos europeus e do oriente.

05. O Mani Congo era a autoridade máxima no Reino do Congo, exercendo seu poder com o 

auxílio de doze conselheiros, entre os quais estavam os coletores de impostos, os secretários 

reais, os oficiais militares e os juízes. O que significa o título “ Mani Congo”?



06. Porque podemos dizer que os astecas viviam uma teocracia?

07. Cite as divisões sociais do povo asteca.



08. Qual a origem da maior parte da riqueza do império asteca?

09. Estima-se que na época em que os portugueses chegaram às terras onde hoje é o Brasil  eram faladas
cerca de 1.300 línguas indígenas. Qual foi a língua indígena que mais influenciou o português do Brasil?

10. Apesar de cada povo indígena do Brasil ter cultura própria, há muitas semelhanças entre
eles. Cite duas dessas semelhanças.



HISTÓRIA 8º ANO





ESCOLA MUNICIPAL ANDRE URANI
Professor Mentor:
Time:
Aluno (a):
Data:
Avaliação de História – 8º Ano – 2º Bimestre
1) Caracterize:

a) Artesanato:
b) Manufatura:
c) Indústria:

2) Defina Revolução Industrial.

3) Cite as duas classes que surgiram e entraram em conflito, com o advento da Revolução Industrial.

4) Qual a situação do operariado inglês na primeira Revolução Industrial.

5) Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:

a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção.
c) A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão.
d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora.

6) Podemos apontar como consequência da Revolução Industrial:
a) O declínio da população urbana, que era explorada no penoso trabalho da indústria.
b) Os salários melhoraram, as condições de trabalho ficaram melhores e surgiram as leis trabalhistas.
c) A produção de mercadorias foi dividida em várias fases, obrigando o trabalhador a conhecer somente uma parte do processo de produção.
d) O desenvolvimento da urbanização, dos transportes, das comunicações e da produção em série.

7) Entre 1789 e 1799, a França atravessou um período profundamente transformador, conhecido por Revolução Francesa, que contribuiu significativamente de forma violenta para a derrubada dos privilégios feudais, desde o início, com a queda da Bastilha, até sua fase final, no Diretório. Em relação às características desse processo revolucionário e seus desdobramentos, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os errados.
1. ( ) A França foi inovadora, pois não havia notícias de uma revolução de caráter burguês e liberal na Europa do século XVIII.
2. ( ) Durante os dez anos do processo revolucionário, houve uma série de acordos que garantiram uma transição tranquila e pacífica da monarquia absolutista para a República Federativa.
3. ( ) A Revolução Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Monarquia Constitucional, a Convenção Nacional e o Diretório.
4. ( ) A Queda da Bastilha é considerada o marco inicial da Revolução Francesa, momento em que a Assembleia Nacional Constituinte aboliu os direitos feudais e formulou uma Constituição.
5. ( ) A Revolução Francesa disseminou nova concepção política e organizacional do Estado. Suas ideias influenciaram a propagação de guerras e conflitos, e seus ideais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo contemporâneo.

8) Observe a figura de Napoleão e responda as questões em seguida.
Como se deu a ascensão de Napoleão ao poder na França? Em que período?








História  9º ANO





ESCOLA MUNICIPAL ANDRE URANI
Professor Mentor: Time:
Aluno (a) ____________________________________________________________________
Data:
Avaliação de História – 9º Ano – 2º Bimestre
QUESTÃO 1
Explique a importância para a História do acontecimento denominado Revolução Russa.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

QUESTÃO 2
Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

QUESTÃO 3
De que maneira a1ª Guerra Mundial influenciou o processo da Revolução Russa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

QUESTÃO 4
Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as características de cada partido.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

QUESTÃO 5
Porque é possível dizer que os EUA durante a década de 1920 sofreu uma crise de superprodução? Explique com suas palavras um dos motivos que levou a essa crise de superprodução.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

QUESTÃO 6
"A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos".
(Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion)
O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, que teve como consequencias:
a) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.




QUESTÃO 7
Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise de 1929?

a) O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
b) A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
c) No final da década de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América. 
e) No final da década de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.

QUESTÃO 8
A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que tinha como proposta:

a) a defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b) a mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c) a redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.
d) a intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
e) o conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a "missão civilizadora" dos Estados Unidos.




QUESTÃO 9
Marque a única alternativa que não foi uma medida adotada no New Deal, o plano de recuperação econômica dos Estados Unidos adotado pelo presidente Roosevelt.

a) a estatização dos bancos, das grandes indústrias e das grandes propriedades rurais.
b) o tabelamento de preços de produtos industriais e agrícolas.
c) criação de várias obras públicas para geração de empregos.
d) elevação de salários, diminuição da jornada de trabalho e fixação de salários mínimos.
e) concessão de empréstimos a fazendeiros e industriais.

QUESTÃO 10
Qual foi a solução americana para a crise econômica de 1929?

a) o processo de busca de alternativas socialistas para a crise do capitalismo com a mudança de regime político.
b) o resultado das pressões comunistas sobre o governo americano, que acaba assumindo, como política, a eliminação dos interesses privados na economia.
c) o resultado da insatisfação da sociedade americana com relação aos princípios liberais assumidos pelos partidos de esquerda que se vinculavam ao governo.
d) a introdução, na cultura americana, de valores europeus através da incorporação de tecnologia à economia americana e de alternativas de seguridade total.
e) uma saída nacional que acentua o papel dirigente do Estado em determinados setores econômicos, conhecida como "New Deal".





GEOGRAFIA   8º ANO



Escola Municipal Andre Urani
Projeto Gente – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Prova de Geografia 8°Ano 2° bimestre Data:______/_______/________
Aluno (a):_________________________ Mentor (a):______________________

Leia o trecho abaixo para responder as questões 1 e 2.

“A globalização acontece ao redor do mundo, mas não em todo o mundo”. Alguns países ficam de fora. Isso acontece porque a globalização se refere a uma integração, ou seja, uma maior troca de informações, conhecimento, mercadorias, pessoas, modos de vestir, música, etc. entre diferentes países. E, devido às irregularidades e disparidades entre os Estados-Nação que compõem o mundo atual, muitos não se inserem dentro desse contexto de trocas de fluxos. Esse fenômeno se intensificou depois da terceira revolução industrial que produziu melhorias nos meios de transporte (avião, navios com maior capacidade de carga, etc), e nas telecomunicações (internet, celular, etc). Dessa maneira, as pessoas ficaram mais próximas (caso você tenha facebook, consegue estar no Rio de Janeiro e falar com alguém no Nordeste sem sair do lugar), as mercadorias chegam mais rápido no seu destino (De avião, você chega ao Japão em 20 horas de voo). No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. Por essas razões, dizemos que a impressão é que “o mundo encurtou”.

1 A globalização é um fenômeno irregular e que não abrange a todos os cidadãos do mundo. Dessa maneira, apesar de podermos dizer que o Brasil está inserido no contexto da globalização, também podemos afirmar que nem todos os brasileiros estão vivenciando as transformações impostas pela globalização. Com isso, podemos afirmar que:
  1. Tendo, todos os brasileiros acesso a internet, é possível que apenas os que não têm interesse na globalização não participem da troca de fluxos em escala mundial.
  2. Mesmo sendo um fenômeno global, as trocas de fluxos entre os Estado-Nação se dá de forma desigual, e, por isso, a globalização é um fenômeno excludente.
  3. Dentre os cidadãos brasileiros que mais se inserem no contexto da globalização estão aqueles que não têm acesso digno a infraestrutura social (saneamento, saúde, educação, etc.) e que precariamente se inserem no mercado capitalista.
  4. A globalização é um fenômeno tipicamente brasileiro e que a partir desse Estado-Nação espalhou-se intransigentemente pelo mundo todo.

2 Quando afirmamos que a globalização foi responsável pelo “encurtamento das distâncias”, estamos nos referindo a:
  1. Diminuição real das distâncias entre os países e cidades.
  2. Melhoria nos meios de comunicação e transporte
  3. Aumento da distância virtual entre os cidadãos do mundo.
  4. Necessidade de comunicação entre os membros da processo produtivo.









3 Observe a imagem abaixo:

  1. Qual o nome do Bloco Econômico mostrado no mapa? Cite o nome dos 5 membros efetivos desse bloco.
Mercosul. Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
  1. Por que, em um mundo globalizado, os países sentem cada vez mais a necessidade de se unirem em Blocos Econômicos?
O aluno deve citar que o fenômeno da globalização prevê a abertura total dos mercados e que os blocos econômicos tornam-se mecanismos de proteção do mercado nacional/regional.
4 O Brasil é considerado um líder na economia Sul Americana pois:
  1. Assume postura militarista e impõe sanções econômicas a seus vizinhos que não concordam com as rédeas tomadas pelo governo brasileiro.
  2. Apresenta crescimento econômico superior, grande quantidade de mão de obra, território extenso e, ainda, outros atrativos para o investimento externo.
  3. É o maior país da América do Sul, sendo esse o único fator.
  4. Apesar de não estar nessa porção do continente, é o Estado-Nação que mais influencia culturalmente os povos da região.

5 Leia o trecho abaixo:
“Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro”
Fonte: www.brasilescola.com.br
Explique por que o petróleo do pré-sal eleva o Brasil a uma outra posição no ranking da Geopolítica mundial?
Sendo o petróleo um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico no mundo atual, possuir grandes reservas de tal recurso torna o Brasil ponto chave no contexto geopolítico.

6 Observe a imagem abaixo:

A imagem acima faz referência a:
  1. Globalização e desigualdade social.
  2. Equilíbrio social e homogeneidade econômica.
  3. Desigualdade econômica e homogeneidade social.
  4. Equilíbrio econômico e desigualdade social.

GEOGRAFIA 9º ANO


ESCOLA MUNICIPAL ANDRE URANI
PROJETO GENTE: Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
PROVA DE GEOGRAFIA 9ͦ ANO 2ͦ BIMESTRE DATA:_____/______/______
ALUNO (A):_____________________________ MENTOR (A): ________________

1) A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais objetivos da formação desses blocos?
Resposta: 
2) Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto:
a) União Europeia
b) Mercosul
c) Nafta
d) BRIC
e) Apec
Resposta: 

3) Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir de 12 de Janeiro de 1995, uma zona de livre comércio - o Mercosul. Posteriormente outros países a ele se assomaram, seja na condição de novo membro, seja na condição de observador. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:

I - o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação, entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores.
II - a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores.
III - a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.

Está(ão) correta(s):

a) apenas a afirmativa I.
b) apenas a afirmativa III.
c) as afirmativas I e II.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas I, II e III.

Resposta: 

4) Mercosul, NAFTA, União Européia são os exemplos mais conhecidos de blocos econômicos ou organizações internacionais definidas por um processo de integração econômica. Para que o processo se concretize, a teoria do comércio internacional define quatro situações clássicas de integração econômica. São elas:

a) União Aduaneira, Mercado Comum, pólos de atração de investimentos do mundo e Zona de Preferências Tarifárias.
b) Zona de Livre Comércio, potencial agrícola, investimentos na área de infra-estrutura física e União Aduaneira.
c) União Econômica e Monetária, Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, investimentos na área de infra-estrutura física.
d) Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária.
e) Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira e pólos de atração de investimentos do mundo.


Resposta: 


5) Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros atuais do Brasil no MERCOSUL:

a) Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela
b) Argentina, Bolívia, Paraguai e Equador
c) Uruguai, Argentina e Peru e Colômbia
d) Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru
e) Chile, Paraguai, Argentina e Venezuela

Resposta: 

6) Em relação aos Mercados Comuns:

I. Fortaleceram-se com a nova ordem mundial que estimula a formação de blocos internacionais de poder.
II. Há uma progressiva consolidação entre grupos de países com interesses comuns, acontecendo a fusão de mercados nacionais, que usufruem entre si da livre circulação de mercadorias e serviços.
III. Ocorre uma redução ou eliminação de tarifas alfandegárias, favorecendo as relações comerciais e financeiras.

a) se todas as afirmativas estiverem corretas
b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas
c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas
e) se nenhuma afirmativa estiver correta

Resposta: 

7) A reconstrução da Europa, após a Segunda Guerra Mundial, previa a organização de um sistema conjunto de defesa e de novos laços de cooperação econômica. O Tratado de Roma, de 1957, criou uma Comunidade Econômica e possibilitou a abertura das fronteiras entre os países membros. Em dezembro de 1991, na cidade de Maastricht, deu-se o passo definitivo em direção à unificação.
Entre os pontos principais acordados rumo à integração econômica e política encontrava-se:

a) a criação da figura do cidadão europeu que pode morar e trabalhar, assim como votar e ser votado em determinadas instâncias, em qualquer país da União.
b) a criação de uma moeda única, o euro, juntamente com a manutenção em cada país de uma moeda nacional, para preservar este símbolo cultural próprio.
c) a manutenção dos padrões de vida existentes nos países membros, por meio de recursos que serão mobilizados para esta finalidade.
d) a atuação conjunta nas áreas de segurança, transportes e meio ambiente, mas deixando a cada país as políticas de pesquisa e desenvolvimento, saúde e educação.
e) a garantia de livre produção e preços dos produtos agrícolas em cada país, a abertura dos mercados e a suspensão das medidas protecionistas.

Resposta: 

8) Em 1993, os quinze países da União Européia reuniram-se em Maastricht para deliberar sobre a criação da moeda européia única - O EURO - que foi

a) prontamente adotado por todos os integrantes do Bloco, que consideram a moeda a solução dos problemas econômicos.
b) adotado por vários países do Bloco, mas encontrou sérias reservas por parte de países como o Reino Unido e a Dinamarca.
c) rechaçado por quase todos os países do Bloco que exigem liberdade monetária, como é o caso da França e da Alemanha.
d) considerado um estopim para divergências internas, pois os países menos ricos, como Portugal, Irlanda e Espanha, se sentiram prejudicados.
e) rejeitado após sua implantação, pois representou uma queda acentuada na participação do Bloco no comércio mundial.

Resposta: 

9) A crise econômica da Grécia causou preocupação em toda a União Europeia, fazendo com que países como a França aprovasse uma ajuda bilionário.


Um dos problemas que a União Europeia vive atualmente é:
a) o terrorismo descontrolado nas principais cidades
b) a recessão econômica do bloco e a fragilização do euro
c) o excesso de mão-de-obra qualificada, aumentando a taxa de desemprego
d) a rejeição à entrada da Islândia, em grave crise econômica
e) a grande massa de imigrantes ilegais que entram nos países do bloco.
Resposta: 
10) Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as falsas. 
( ) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.
( ) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.
( ) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
( ) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes.
( ) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.
Resposta:


GEOGRAFIA 7º ANO



Escola Municipal Andre Urani
Projeto Gente – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Prova de Geografia 7°Ano 2° bimestre Data:______/_______/________
Aluno (a):_________________________ Mentor (a):______________________




1) As atividades econômicas do mercado de trabalho dividem-se principalmente em três grupos: primário, secundário e terciário. Determine quais são as atividades produtivas abrangidas por cada setor:
a) setor primário: 
b) setor secundário:
c) setor terciário: 


2) A urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação a população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao aumento da população rural.
Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950 o processo de urbanização no Brasil tornou cada vez mais acelerado. […] (Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/industrializacao-brasileira.php>)


O processo de urbanização brasileira na segunda metade do século 20 está relacionado
a) à presença de serviços públicos de qualidade
b) ao avanço de uma ocupação planejada e bem distribuída pelo território do país
c) ao desenvolvimento da industrialização
d) ao lento êxodo rural brasileiro do século 20


3) Leia o texto a seguir:


Vários fatores são determinantes para a diferenciação dos centros urbanos: tamanho do território, quantidade de habitantes, concentração de serviços e de capitais (dinheiro), universidades, bancos, entre outros aspectos.
Esses fatores contribuem para a formação de uma hierarquia urbana, isto é, situação em que uma cidade passa a exercer grande influência sobre as outras, seja no interior d a sua região geográfica, seja dentro do estado, ou, até mesmo, no âmbito mundial.
De grande importância, essas cidades são denominadas metrópoles, sendo caracterizadas por possuírem enorme quantidade populacional, infraestrutura urbana, universidades, serviços de saúde e educação, centros de pesquisas, bancos, etc.
(Disponível em: http//www.brasilescola.com/brasil/metropoles-brasileiras.htm>)


A metrópole possui influência na hierarquia urbana devido ao fato
a) da ausência de problemas ambientais
b) da falta de desigualdades sociais
c) da importância do setor agropecuário
d) de atrair investimentos produtivos por parte das empresas e dos governos
e) de ter grandes problemas urbanos




4) Leia e analise o texto abaixo:


Uma tendência antiga insiste em considerar o campo e a cidade como espaços contraditórios e excludentes. No entanto, em termos de atividades econômicas, eles hoje são espaços complementares. Observa-se uma complexidade no campo que incorpora, para seu melhor desenvolvimento, elementos e atividades originariamente vinculados à economia urbana. Assim, o campo não se reduz mais às atividades econômicas primárias, abraçando, cada vez mais, as atividades secundárias e terciárias.


Demonstre seus conhecimentos sobre a questão, citando um exemplo de:


a) atividade econômica não agrícola desenvolvida no espaço rural:



b) atividade econômica tipicamente rural desenvolvida na cidade:


5) Em relação ao processo de urbanização, isto é, ao processo de desenvolvimento das cidades, nos países subdesenvolvidos, pode-se afirmar que:

a) foi acompanhada por uma grande oferta de empregos urbanos, principalmente nos setores terciários e secundários.
b) é acompanhada por igual ritmo de industrialização, gerando numerosos empregos nas fábricas instaladas do campo.
c) a introdução de máquinas e equipamentos no campo não liberou a mão-de-obra ( êxodo rural) e a industrialização criou novos empregos no setor primário.
d) ocorre como consequência da falta de empregos e terra disponíveis, assim o migrante desenvolve uma esperança de trabalho na cidade.

6) Quanto ao espaço urbano e rural é correto afirmar que:
I. Atualmente existe uma distribuição equilibrada entre as populações rurais e urbanas tanto nos países desenvolvidos quanto nos países subdesenvolvidos.
II. O êxodo rural, que ocorre em larga escala nos países subdesenvolvidos, provoca o crescimento desordenado do setor informal das cidades .
III. O espaço rural e o urbano estão interligados de tal maneira que os problemas do campo não provocam problemas nas cidades.

Assinale:
a) apenas a frase I é correta
b) se apenas a frase II é correta
c) se apenas as frases I e II forem corretas
d) se apenas as frases II e III forem corretas

7) A cidade reflete as contradições da sociedade que a produz. No relato de seus habitantes é possível se perceber a lógica perversa do sistema econômico que provoca a desigualdade social, e logo, a segregação socioespacial.

Quando eles se cansavam de andar pelas ruas, eles pediam:
- Mãe, eu quero ir para casa!
Aí eu tinha que explicar pra eles: nós não temos casa, até eles se acostumar...”
(Wagner Celestino, Cortiços: uma realidade que ninguém vê.)

Coloque V ou F nas proposições abaixo.
Analisando o texto acima, podemos constatar que:

( ) o processo de ocupação dos espaços urbanos brasileiros demonstra o caráter desigual da nossa sociedade.
(  ) o crescimento populacional é o grande responsável pela situação de miséria e o controle da natalidade é a única solução.
(  ) a atuação dos governos tem sempre a intenção de democratizar o acesso aos serviços públicos essenciais.
(  ) a exclusão social está presente na paisagem urbana, não respeitando nem mesmo as áreas nobres.

8) O meio ambiente nas grandes cidades de países de tropicais apresenta várias características . Sobre esse contexto é correto afirmar que:

a) o aumento das superfícies impermeabilizadas (superfícies calçadas ou asfaltadas) facilita a geração de escoamento superficial, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
b) a cidade é marcada pela intensa arborização, sendo assim, a temperatura do espaço urbano é mais baixa que a do espaço rural.
c) o desmatamento na cidade contribui para baixar as temperaturas locais, já que, sem a vegetação, reforça-se o papel da umidade para o equilíbrio térmico.
d) a concentração de gases na cidade tem estimulado a diminuição das temperaturas nestas áreas, apesar de elevar o nível de poluição.

9). Sobre o tema “processo de urbanização no mundo desenvolvido e subdesenvolvido”, analise as proposições a seguir, colocando V ou F:
(  ) A maior parte dos países desenvolvidos já atingiu níveis bastante altos de urbanização.
(  ) Quanto maior a urbanização verificada nos países subdesenvolvidos, menor a dependência da cidade em relação ao campo.

(  ) A urbanização brasileira, acelerada a partir de 1950, é um processo intimamente relacionado ao intenso êxodo rural e ao desenvolvimento da industrialização.
(  ) Por causa do predomínio das atividades primárias, a maior parte dos países pobres não industrializados possui baixos índices de urbanização.

10) Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) serviços públicos essenciais (  ) abrigos de ônibus, cabines telefônicas,
(2) espaços coletivos de lazer (  ) campanhas de vacinação, tratamento de esgoto
(3) mobiliário urbano (  ) quadra poliesportiva, piscinas públicas
(  ) transporte de massa, escolas, postos de saúde
(  ) ciclovias, parques ecológicos, áreas verdes
(  ) bicicletários, aparelhos de ginástica nas praças
e praias.



terça-feira, 9 de julho de 2013

Orientação para o plano de estudo de hoje!

Buscar nos blogs da Professora Roselane e Juliana as postagens atualizadas a partir do FURACÃO DE GÊNIOS;

Capturar as postagens e colar em seus blogs;

Abrir os Cadernos Pedagógicos digitais de GEOGRAFIA e Relacionar os Temas descritos, por páginas, aos assuntos apresentados nos blogs das professoras.

Bons estudos!

Avaliação das blogagens --- 10 pontos!

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL


Espaço Urbano e Espaço Rural from Rosilane Maralhas



terça-feira, 18 de junho de 2013

PETRÓLEO, PROBLEMAS AMBIENTAIS E FONTES ALTERNATIVAS

A FORMAÇÃO DO PETROLÉO

Olá, pessoal, aqui temos um novo vídeo, uma animação de duração curta, mostrando pra gente como o petróleo se forma lentamente na natureza. Vamos assistir com atenção?

quinta-feira, 4 de julho de 2013

AUTOAVALIAÇÃO

Parabéns! Se você chegou até aqui é porque você mereceu!

AUTOAVALIAÇÃO

Tente avaliar esse momento histórico de fazer do Projeto GENTE:

Considere alguns aspectos de seu transcurso de aprendizagens, sua vivência compartilhadas com seus colegas de escola, seus professores, a Gestão da Escola...

Não se prenda a limitações ou vergonha de escrever o que sente.

Use sua criatividade, sua emoção, seus sentidos, sua razão!

Não é nada fácil realizar uma avaliação isenta de frustações, críticas negativas e sentimentalidades desnecessárias! Portanto, devemos aprender também a conviver com contráditório, o avesso, o diferente de mim, o OUTRO.

Pense bem, reflita, escreva e releia tudo que pensou antes de publicar!Caso haja alguns erros, peça para que seus colegas leiam também e faça suas correções!

Considere situações, tais como:

O itinérário formativo personalidado com a máquina de teste:

- Início:

Construção de um Diário de Bordo para Blogagem diária:

Estudar numa escola onde você mesmo deve escolher os temas descritos e previstos pela SME para a rede municipal:

Frenqüência na escola:

Participação nas atividades das Famílias:

O aprendizado nas disicplinas com o método proposto pela escola:

Sua relação com seus colegas de Time e com sua Família:

Sua relação com seu Professor Mentor:

Sua relação com os gestores da escola:

Divulgação e comentários sobre seu Blog.


Obs: Utilize as cores para as fontes daqulio que você considerar na sua autoavaliação:

fonte VERDE para os aspectos que você considera em evolução e melhorando!
fonte AMARELA para os aspectos que você considera que precisa de ATENÇÃO redobrada.
fonte VERMELHA para aquilo que você não conseguiu ainda superar.

Outra informação muito importante:

Faça a divulgação de seus Blogs em toda escola para que outros colegas possam comentar o que você está aprendendo a fazer;

Com isso você estará protagonizando sua história de construção de conhecimentos em rede!


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aprendendo a Aprender, SER e CONVIVER

Antes de qualquer professor tentar realizar jogos psicodramáticos com seus alunos seria muito bom estudar, vivenciar e beber das melhores fontes do conhecimento sobre essa questão. Todos os meus anos de experiência dinamizando e incentivando diferentes grupos de Adolescentes sugerem essa iniciativa! Boa sorte!

Centro de Estudo do Professor Ivonilton com o G1 Tema Dinâmicas de Grupo

Surgimento e importância da dinâmica dos grupos

Por: Sergio Naguel
Surgimento da Dinâmica dos Grupos
Por volta de 1912, Jacob Levy Moreno, um jovem estudante de medicina começou a observar crianças brincando nos jardins de Viena. Acabava de opor-se a Sigmund Freud e começou a combater a Psicanálise: era contra o distanciamento do terapeuta, a ausência de relação face a face com o paciente, que ficava no divã, alheio, caracterizando a palpável diferença de status.
Moreno volta-se para os problemas das relações profundas, verdadeiras, significativas entre os seres humanos, enfatizando a relação afetiva, de compreensão e comunicação complexas, nos dois sentidos, baseada na empatia entre o EU e o OUTRO.
Segundo Moreno, para se conhecer a dinâmica de um grupo, é importante determinar antes a sociometria desse grupo: as características das pessoas que o compõem, o peso (importância) de cada membro, bem como a rede de inter-relações (o nível de afetividade).
No entanto, foi com Kurt Lewin, em 1945, que surgiu a expressão Dinâmica dos Grupos, explicando o conceito de dinâmica no sentido habitual da física, como o oposto à estática. Dinâmica é um conjunto de forças sociais, intelectuais e morais que produzem atividades e mudanças numa esfera específica.
Importância da Dinâmica de Grupo
A importância da Dinâmica de Grupo no que se refere ao desenvolvimento dos valores individuais e coletivos dento de um determinado segmento social é amplamente reconhecida. Estamos em busca do autoconhecimento, da responsabilidade, da confiança mútua, da integração grupal, da cooperação, da polidez, da benevolência, da capacidade de liderança, de decisão e de iniciativa. A relação que há entre o jogo e trabalho é indissociável, bastando notar o comportamento de nossos ancestrais primitivos. As atividades laboriosas como a caça e a pesca adquiriam característica de jogo. A Dinâmica de Grupo vem também revestida do modelo lúdico para, a partir daí, atingir os domínios afetivo, cognitivo e psicomotor dos integrantes do grupo.
É com base no grau de relacionamento estabelecido nos grupos e entre os grupos que se pode definir seu sucesso ou insucesso. O comportamento de um grupo é definido pelo comportamento de cada um dos seus integrantes, pela leitura pessoal que cada um faz do mundo, pelos valores que cada um atribui às coisas e aos fatos que o cercam e principalmente pelo objetivo que cada um almeja e seus métodos pessoais empreendidos para seu alcance.
Nos primórdios vivíamos em bandos; a evolução humana ensinou-nos que viver em grupos dá maior garantia à sobrevivência. Mas esse fenômeno não é tão simples assim. A dificuldade é conciliar o viver com o sobreviver e com o conviver. A Dinâmica de Grupos pode ser entendida como um meio que pode conduzir a este fim.
A dinâmica de grupo tem o poder de converter o participante em um elemento ativo, responsável por seu aprendizado, e permitir que o facilitador fique com a tarefa de efetivamente orientar, coordenar e promover a atividade.
A dinâmica de grupo é uma ferramenta muito poderosa que o facilitador tem em mãos, mas o uso que cada um faz dela é o que diferenciará um profissional de sucesso de um picareta. Como facilitador não se esqueça: o que for descoberto é experiência da própria pessoa, deve ser respeitado e ninguém é dono dessa experiência, além daquele que a experimentou. Não temos o direito de comentá-la fora do ambiente em que ela ocorreu. Somente pode fazê-lo o próprio sujeito que foi seu principal agente.
A dinâmica de grupo permite, a cada grupo em que é aplicada, vários momentos agradáveis e diferentes, os quais proporcionam resultados positivos, no que diz respeito à integração, aprendizagem, motivação, interesse, reflexão e conscientização. Ao longo da prática, pode-se observar mudança de comportamento dos participantes, novo posicionamento às diversas questões apresentadas, eliminação de barreiras interpessoais de comunicação e desenvolvimento de equipes. Os resultados são excelentes e de grande valor para o grupo.




http://www.saskiapsicodrama.com.br/Jacob-Levy-Moreno/jacob.html


JACOB LEVY MORENO - OBRA


Jacob Levy Moreno (1889-1974) psiquiatra judaico romeno, conhecido como o pai do Teatro Espontâneo, Psicoterapia de Grupo, Psicodrama e Sociodrama e Sociometria.

Moreno criou o “Teatro do Improviso” ou “Teatro Espontâneo”, gênero no qual os participantes amadores improvisavam acontecimentos do dia-a-dia. Com o Teatro Espontâneo Moreno percebeu que, através da representação, os indivíduos tomavam consciência de seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações conflituosas. Nasce assim o Teatro Terapêutico, o Psicodrama, a Psicoterapia de Grupo e o Sociodrama.

Um dos objetivos do Psicodrama, do Sociodrama e da Psicoterapia de Grupo é descobrir, aprimorar e utilizar os meios que facilitem o predomínio de relações télicas sobre relações transferências, no sentido moreniano. À medida que as distorções diminuem e que a comunicação flui, criam-se condições para a recuperação da criatividade e da espontaneidade. Moreno pretendia que a ação dramática terapêutica levasse a algo mais do que a mera repetição de papéis tais como são desempenhados no quotidiano. A ação dramática permite percepções profundas por parte do Protagonista e do grupo, a respeito do significado dos papéis assumidos.

SUA OBRA

Moreno nasceu em 1889, na Romênia (cidade de Bucarest). Viveu uma experiência interessante, que foi a brincar de ser Deus. Segundo ele, foi aí que surgiu a idéia de espontaneidade. Acreditava que no teatro existiam “possibilidades ilimitadas para a investigação da espontaneidade no plano experimental”. Com a criação do “ jornal vivo ”, estavam sendo lançadas as raízes do Sociodrama. Em 1931, introduziu o termo Psicoterapia de Grupo, onde teve sua origem científica. O Psicodrama foi introduzido no Brasil em 1930.

Segundo Moreno, o indivíduo deve ser concebido e estudado através de suas relações interpessoais. Ao nascer, a criança é inserida num conjunto de relações, primeiramente com sua mãe (que é seu primeiro ego auxiliar), seu pai, irmãos, avós, tios, etc.; este conjunto foi denominado de Matriz de Identidade.

O homem para Moreno é um indivíduo social, pois nasce em sociedade e necessita dos outros para sobreviver, sendo apto para conviver com os demais. Assim, ele criou a Socionomia, que significa o estudo das leis que regem o comportamento social e grupal.

A Sociodinâmica estuda o funcionamento (ou dinâmica) das relações interpessoais. Tem como método de estudo o role-playing, que permite ao indivíduo atuar dramaticamente diversos papéis, desenvolvendo deste modo um papel espontâneo e criativo.

A Sociatria constitui a terapêutica das relações sociais, e utiliza como método: a Psicoterapia de Grupo, o Psicodrama e o Sociodrama; como aplicação destes, Moreno vislumbrava a possibilidade de tratamento e de cura do social mais amplo. O Psicodrama é o tratamento do indivíduo e do grupo através da ação dramática. No Psicodrama de grupo o protagonista poderá ser um indivíduo ou o próprio grupo. A Psicoterapia de grupo prioriza o tratamento das relações interpessoais inseridas na dinâmica grupal. No Sociodrama, o protagonista é sempre o grupo e as pessoas estão reunidas enquanto mantêm alguma tarefa ou objetivo em comum

















A espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade são recursos inatos do homem. Desde o início ele traz consigo fatores favoráveis a seu desenvolvimento, porém estes podem ser perturbados por ambientes ou sistemas sociais constrangedores.

Moreno não considerava o nascimento como um evento angustiante e traumático, concebendo o rebento humano como um agente participante desde esse momento. O fator E ou espontaneidade é a capacidade de responder adequadamente à situação, utilizada pela primeira vez no nascimento. O homem nasce espontâneo e deixa de sê-lo devido a fatores adversos tanto do ambiente afetivo-emocional (Matriz de Identidade e átomo social), quanto do ambiente social em que a família se insere (rede sociométrica e social).

A Revolução Criadora moreniana propõe o rompimento com os padrões de comportamento, valores e formas estereotipadas de participação na vida social, que acarretam a automatização do homem (conservas culturais).

Para que tenhamos o prazer de nos sentirmos vivos é preciso que nos reconheçamos como agentes de nosso próprio destino. A espontaneidade é a capacidade de agir de modo “adequado” diante de situações novas, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios.

Para promover mudanças no ambiente, pensamos e agimos em função de relações afetivas, mesmo que não o façamos conscientemente.

A possibilidade de modificar uma dada situação implica em criar, e a criatividade é indissociável da espontaneidade (esta permite que o potencial criativo se atualize e se manifeste).

Segundo Moreno, a criança aos poucos, com o desenvolvimento de um fator inato, chamado Tele, vai distinguindo objetos e pessoas, sem distorcer seus aspectos essenciais; assim Tele é a capacidade de perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas.

Toda ação pressupõe relação, factual ou simbólica (relação com pessoas reais ou imaginárias, que têm sua presença representada). Toda relação pressupõe formas de comunicação.

O fator Tele influi decisivamente sobre a comunicação, pois só nos comunicamos a partir do que podemos perceber. Para Moreno, Tele é também uma “percepção interna mútua entre dois indivíduos”.

A empatia é a captação, pela sensibilidade dos sentimentos e emoções de alguém ou contidas, de alguma forma, em um objeto. Assim, Moreno escreveu certa vez que “o fenômeno Tele é a empatia ocorrendo em duas direções”.

Segundo Moreno, a transferência equivalia ao embotamento ou à ausência do fator Tele, e como o Psicodrama tinha por objetivo reavivar a espontaneidade e o Tele, a recuperação destes, seriam fatores de saúde mental e criatividade, superando o apego desfavorável a situações do passado. Uma parte do teste sociométrico, o “perceptual”, verifica a capacidade de cada elemento de um grupo de captar os sentimentos e expectativas dos outros em relação a ele.

Um dos objetivos do Psicodrama, do Sociodrama e da Psicoterapia de Grupo é descobrir, aprimorar e utilizar os meios que facilitem o predomínio das relações télicas sobre relações transferências.

O encontro é a experiência essencial da relação télica , é apelo para a sensibilidade do próximo, é apelo da espontaneidade.

É no momento do encontro e no momento da criação, onde há situações em que o ser humano se realiza, afirmando o que é essencial no seu modo de ser.

Moreno salientava que é importante pensar a respeito da interação humana levando em conta, principalmente, o tempo presente; trata-se de averiguar a relação presente e as correntes afetivas, tais como estão sendo transmitidas e captadas aqui e agora.

Segundo este, os “estados co-conscientes e co-inconscientes” são aqueles que os participantes têm experimentado e produzido conjuntamente e só podem ser reproduzidos ou representados conjuntamente.

A resistência interpessoal corresponde a uma resistência a reconhecer certos aspectos próprios, que cada um atribui ao outro, e que freqüentemente se apresenta como resistência frente ao outro; vencida esta resistência, a ação psicodramática permitiria a superação de conflitos co-inconscientes.

LIVROS

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix, 1975;

MORENO, J. L. Fundamentos do Psicodrama. São Paulo: Summus, 1983;

MORENO, J. L. O Teatro da Espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984;

MORENO, J. L. Quem Sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama. Goiânia: Dimensão Editora, 1992, v. 1, 2 e 3;

MORENO, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Campinas: Editora Livro Plena, 1999.

Fonte:

MARINEAU, René F. Jacob Levy Moreno – 1889-1974: Pai do Psicodrama, da Sociometria e daPsicoterapia de Grupo. São Paulo: Ed. Àgora, 1992


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