Orientação!
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele
Esse descritor está apresentado no início do Caderno Pedagógico: Pág 3 até a pág 15.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Reforço de Ciências do 8º ANO.
Reforço de Ciências para o 8º ANO!
8.° ANO
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.
- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
8.° ANO
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.
- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
Reforço de Ciências para o 7º Ano!
Bom dia a todos!
Hoje é dia de REFORÇO DE CIÊNCIAS a partir dos Descritores do 4º Bimestre!
"QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR;QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER"!
Paulo Freire
Vejamos os Descritores previstos para esse período escolar:
DESCRITORES DE CIÊNCIAS
7.° ANO
- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.
- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.
- Caracterizar os filos porífera e cnidária.
- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.
- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.
- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.
- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.
- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.
- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.
- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.
- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.
Hoje é dia de REFORÇO DE CIÊNCIAS a partir dos Descritores do 4º Bimestre!
"QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR;QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER"!
Paulo Freire
DESCRITORES DE CIÊNCIAS
7.° ANO
- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.
- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.
- Caracterizar os filos porífera e cnidária.
- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.
- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.
- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.
- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.
- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.
- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.
- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.
- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.
Invertebrados 4º Bimestre 7º ANO
Bom Dia!
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Pesquisando na Nuvens!
Bom Dia!
Vamos dar continuidade à nossa viagem pelo Mundo Histórico e Geográfico seguindo os descritores da rede de ensino, e segundo, também às análises de priorização de conteúdos dos Professores Mentores Gilberto e Rosilene.
Hoje cada educando do Time Furacão de Gênios trabalhando nas nuvens buscará os links musicais, artistícos, literários, geográficos(mapas) para contextualizar seus estudos sobre História e Geografia no 4º bimestre!
Contando a história cantando...cheio de cores e luz!
Boas navegações!
Geografia populacional!
Vamos dar continuidade à nossa viagem pelo Mundo Histórico e Geográfico seguindo os descritores da rede de ensino, e segundo, também às análises de priorização de conteúdos dos Professores Mentores Gilberto e Rosilene.
Hoje cada educando do Time Furacão de Gênios trabalhando nas nuvens buscará os links musicais, artistícos, literários, geográficos(mapas) para contextualizar seus estudos sobre História e Geografia no 4º bimestre!
Contando a história cantando...cheio de cores e luz!
Boas navegações!
Geografia populacional!
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Plano de Estudos para História e Geografia
Bom Dia!
O plano de estudos de hoje seguirá as orientações previstas para os itinerários formativos individuais planejados na semana passada!
Como orientação geral do Mentor desse Time seguem alguns encaminhamentos necessários:
1º Bloco: 8h40min - 10h40min
Organização das Famílias por ano para facilitar as pesquisas coletivas pro tematização!
9º ANO:
1º Tema Central: Democracia e ditadura no Brasil. 2º Tema: A nova ordem mundial
8º ANO:
Tema Central: Nos tempos de Pedro II(1840-1889)
7º ANO:
1º Tema Central: Os Espanhóis e Ingleses na América. 2º Tema: O Império Ultramarino Português.
1º Tema Central: O espaço geográfico Norte-Americano; 2º Tema: Canadá: Sociedade Multicultural e potência econômica
O plano de estudos de hoje seguirá as orientações previstas para os itinerários formativos individuais planejados na semana passada!
Como orientação geral do Mentor desse Time seguem alguns encaminhamentos necessários:
1º Bloco: 8h40min - 10h40min
Organização das Famílias por ano para facilitar as pesquisas coletivas pro tematização!
H I S T Ó R I A
9º ANO:
1º Tema Central: Democracia e ditadura no Brasil. 2º Tema: A nova ordem mundial
8º ANO:
Tema Central: Nos tempos de Pedro II(1840-1889)
7º ANO:
1º Tema Central: Os Espanhóis e Ingleses na América. 2º Tema: O Império Ultramarino Português.
G E O G R A F I A
9º ANO:
Tema Central: O Oriente Médio
8º ANO:
7º ANO:
Tema Central: Regiões do Brasil!
1º Grupo: Região NORTE e SUDESTE
2º Grupo: Região SUL e NORDESTE
Todos os grupos: REGIÃO CENTRO OESTE.
1º Grupo: Região NORTE e SUDESTE
2º Grupo: Região SUL e NORDESTE
Todos os grupos: REGIÃO CENTRO OESTE.
O Time Furacão de Gênios organizará após essa preliminar de investigação dos fatos históricos e geográficos a sistematização dos principais links necessários à pesquisa na dimensão digital.
Todas as informações colhidas nas nuvens da internet serão apresentadas a partir das referências de endereços eletrônicos educacionais sugeridos pela Mentoria e outros, nos blogs de cada educando.
Ao término das atividades cada educando seguirá seu itinerário formativo a partir da "Máquina de testes" solicitando após a navegação individual sua avaliação!
Bons estudos!
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Aula de Reforço de Ciências para o 8º ANO : Sistema Nervoso!
Bom Dia!
Hoje temos Aula de reforço para todo 8º ANO!
Nosso Tema é o Sistema Nervoso!
Para complementar seu itinerário formativo sugerimos o vídeo do KAN ACADEMY abaixo:
Hoje temos Aula de reforço para todo 8º ANO!
Nosso Tema é o Sistema Nervoso!
Para complementar seu itinerário formativo sugerimos o vídeo do KAN ACADEMY abaixo:
Assinar:
Postagens (Atom)