sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Orientação!


- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
 ( Pág 28 até a pág. 33)
Orientação!
 Caderno Pedagógico (pág 16 até 27)
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções. 

- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas. 

- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.

- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.

- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.

- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.


Orientação!

- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.

- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.


- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele



Esse descritor está apresentado no início do Caderno Pedagógico: Pág 3 até a pág 15.


Reforço de Ciências do 8º ANO.

Reforço de Ciências para o 8º ANO!

8.° ANO

- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.

- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.

- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.

- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.

- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.

- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.

- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.

- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.

- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.

- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.

- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.



Reforço de Ciências para o 7º Ano!

Bom dia a todos!

Hoje é dia de REFORÇO DE CIÊNCIAS a partir dos Descritores do 4º Bimestre!

"QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR;QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER"!
Paulo Freire

Vejamos os Descritores previstos para esse período escolar:

DESCRITORES DE CIÊNCIAS 


7.° ANO

- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.

- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.

- Caracterizar os filos porífera e cnidária.

- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.

- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.

- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.

- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.

- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.

- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.

- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.

- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.

- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.




Invertebrados 4º Bimestre 7º ANO

Bom Dia! 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pesquisando na Nuvens!

Bom Dia!

Vamos dar continuidade à nossa viagem pelo Mundo Histórico e Geográfico seguindo os descritores da rede de ensino, e segundo, também às análises de priorização de conteúdos dos Professores Mentores Gilberto e Rosilene.

Hoje cada educando do Time Furacão de Gênios trabalhando nas nuvens buscará os links musicais, artistícos, literários, geográficos(mapas) para contextualizar seus estudos sobre História e Geografia no 4º bimestre!

Contando a história cantando...cheio de cores e luz!

Boas navegações!



Geografia populacional!