Boa Tarde!
Para os educandos que estão buscando seus percursos de estudos sobre os descritores de Ciências do 7º ano observem as estruturas florais coletadas no pátio de nossa escola, identifiquem os órgãos vegetais e postem em seus diários de bordo suas observações!
Compartilhem suas blogagens com seus colegas!
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Terça-feria 13 de agosto Itinerário Formativo Personalizado.
Bom Dia!
Vamos verificar os planos de estudos para este dia!
Lembrem-se: todos os descritores de todas as disciplinas estão disponíveis!
Copie e cole em sua postagem de hoje!
Deixe marcado com as cores VERDE, AMARARELO E VERMELHO cada descritor estudado e apreendido (Verde), aqueles que precisam aprofundamento (amarelo) e aqueles que não foram alcançados ainda(vermelho).
Hoje, siga o Itinerário formativo da Maquina Teste e verifique se as Habilidades e caminhos sugeridos estão de acordo com os temas relacionados aos seus descritores selecionados!
Escolha um percurso para seus estudos.
Registre em sua postagem esse processo e suas descobertas.
Seja Feliz hoje também!
Vamos verificar os planos de estudos para este dia!
Lembrem-se: todos os descritores de todas as disciplinas estão disponíveis!
Copie e cole em sua postagem de hoje!
Deixe marcado com as cores VERDE, AMARARELO E VERMELHO cada descritor estudado e apreendido (Verde), aqueles que precisam aprofundamento (amarelo) e aqueles que não foram alcançados ainda(vermelho).
Hoje, siga o Itinerário formativo da Maquina Teste e verifique se as Habilidades e caminhos sugeridos estão de acordo com os temas relacionados aos seus descritores selecionados!
Escolha um percurso para seus estudos.
Registre em sua postagem esse processo e suas descobertas.
Seja Feliz hoje também!
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Início da Semana 12 de agosto a 16 de agosto!
Bom Dia A todos!
Verifiquem seus planos de estudos!
Quem não construiu ainda faça agora!
Organize-se antes de mais nada!
Copie e cole o modelo do plano de estudos nas postagens anteriores do TIME.
Lembre-se seu diário de bordo é o seu caderno digital!
Atualize sempre, organize seu tempo!
Mantenha o foco nas suas tarefas diárias...não brinque antes de se organizar para estudar as disciplinas que você precisa aprender!
Leia com calma e discuta com seus colegas o tema da reportagem a baixo:
Copie e cole em seu blog....depois Escreva sua opinião sobre " O que é para você UM PROFESSOR MENTOR?" Boa leitura, e escrita!

Antes de mais nada, é importante clarificar exatamente o que é um mentor: é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva seus skills, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que ela possa vir a ser.
- See more at: http://www.endeavor.org.br/artigos/gente-gestao/treinamento-e-desenvolvimento/mentor-por-que-eu-deveria-ter-um#sthash.aDw7CSsX.ls29ciKp.dpuf
Verifiquem seus planos de estudos!
Quem não construiu ainda faça agora!
Organize-se antes de mais nada!
Copie e cole o modelo do plano de estudos nas postagens anteriores do TIME.
Lembre-se seu diário de bordo é o seu caderno digital!
Atualize sempre, organize seu tempo!
Mantenha o foco nas suas tarefas diárias...não brinque antes de se organizar para estudar as disciplinas que você precisa aprender!
Leia com calma e discuta com seus colegas o tema da reportagem a baixo:
Copie e cole em seu blog....depois Escreva sua opinião sobre " O que é para você UM PROFESSOR MENTOR?" Boa leitura, e escrita!

Um verdadeiro mentor nos ajuda a ser uma pessoa melhor e encontrar um sentido, não só nos negócios, mas também na vida.

Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda a pessoa a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida. São pessoas que, direta ou indiretamente, nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria.
Mentores são os nossos “gurus”. O termo “Guru” significa "professor" em sânscrito: aquele que dissipa a escuridão.
São os nossos heróis internos. Aqueles nos quais nos espelhamos, que se transformam nos nossos role-models e cujas expectativas (reais ou supostas) tentamos atender ao longo da nossa vida, mesmo que não estejam mais conosco.
Originalmente, o termo mentor veio do grego, e se referia à figura mítica de Mentor, amigo e conselheiro de Telêmaco, que o apoiava enquanto o pai estava ausente na guerra de Tróia. Desde então, mentor passou a ser sinônimo de alguém que compartilha sua sabedoria, experiência e conhecimento com colegas menos experientes.
Um mentor pode ser seu pai, um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo ou até um autor de um livro que inspirou você.
De uma forma ou de outra, todos nós tivemos mentores ao longo de nossa trajetória. Próximos ou distantes, reais ou idealizados, percebidos ou não.
Grandes líderes, em geral, tiveram grandes mentores.
Alguns exemplos: O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, e assim por diante.
Como um mentor pode nos ajudar ainda mais?
Pode ajudá-lo a analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas.
Pode desafiá-lo, enquanto compartilha, dá exemplos, guia, aconselha, dá suporte e auxilia no networking.
Pode identificar e discutir questões éticas.
Pode fazer com que você se sinta especial e que isto impacte positivamente na sua autoestima e na sua autoconfiança.
Pode discutir formas de fazer melhor as coisas certas.
Voltando à questão inicial, por que você deveria escolher um excelente mentor?
Simples... Porque pode mudar o seu destino.
Sandra Betti é sócia-diretora da consultoria MBA Empresarial, especialista em Assessment Center, Identificação de Talentos, Desenvolvimento Gerencial e Team Building.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Orientações de descritores de Ciências 7º ANO e sugestões de caminhos para seus estudos!
Ao retornar das aulas de reforço de Matemática cada Educando deve transferir seus cálculos matemáticos trabalhdos durante a aula para seus Diários de Bordo com respectivas resoluções dos mesmos!
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Rio de Janeiro, 01 de Agosto de 2013
Professor Mentor Ivonilton B Fonseca
Retorno às aulas no Gente!
Orientação para o Time:
1º Produção de Texto ( 10h40mim - 11h40min)
Utilize a primeira hora de seu itinerário formativo para contar o que vc viveu durante esse recesso escolar;
Utilize imagens, fotos, links, jogos, aplicativos que vc descobriu na rede para ilustrar sua contação de histórias.
Coloque em seu blog também seu endereço de e-mail e seu facebook!
2º Plano de aulas/ organização de horários de estudo baseados nos Descritores e Habilidades à serem desenvolvidas no 3º Bimestre de 2013 ( 11h40min - 12h40min).
Copie e cole em seu blog o modelo da Coordenação pedagógica ( Prof Marcelo Lorio) de nossa escola.
Professor Mentor Ivonilton B Fonseca
Retorno às aulas no Gente!
Orientação para o Time:
1º Produção de Texto ( 10h40mim - 11h40min)
Utilize a primeira hora de seu itinerário formativo para contar o que vc viveu durante esse recesso escolar;
Utilize imagens, fotos, links, jogos, aplicativos que vc descobriu na rede para ilustrar sua contação de histórias.
Coloque em seu blog também seu endereço de e-mail e seu facebook!
2º Plano de aulas/ organização de horários de estudo baseados nos Descritores e Habilidades à serem desenvolvidas no 3º Bimestre de 2013 ( 11h40min - 12h40min).
Copie e cole em seu blog o modelo da Coordenação pedagógica ( Prof Marcelo Lorio) de nossa escola.
ALUNO(A)
:
PLANEJAMENTO
SEMANAL DE ESTUDOS
Semana
: ____/___ a ____/____
Dia
|
Turno
|
Matéria
|
DESCRITORES
E HABILIDADES A
DESENVOLVER/CONSULTA
|
Matéria
|
DESCRITORES
E HABILIDADES A
DESENVOLVER/CONSULTA
|
2a
|
1o
horário
|
||||
2o
horário
|
|||||
3a
|
1o
horário
|
||||
2o
horário
|
|||||
4a
|
1o
horário
|
||||
2o
horário
|
|||||
5a
|
Manhã
|
||||
Tarde
|
|||||
6a
|
Manhã
|
||||
Tarde
|
Veja uma sugestão de planejamento:
SUGESTÕES PARA ESTUDO
M8Complexidade
HABILIDADE :
Calcular
o valor numerico de uma expressão algébrica
PRE-REQUISITOS :
Operar
com numeros inteiros e racionais, envolvendo as operações de
adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
SUGESTÕES do
Pré-Requisito: Educopédia, 7 ano. Aulas 3 e 6 1º bimestre. Caderno
Pedagógico M7, pag. 24.
SUGESTÕES PARA
O ESTUDO DA HABILIDADE
- EDUCOPÉDIA : Aula 5, ver atividade 8 com vídeo relacionado.
- Caderno Pedagógico : Não apresenta o conteúdo.
- Youtube : Ver youtube.com/watch?v=WTC7n1qbzgw Exercícios 1 e 2 ver também youtube.com/watch?v=qbs-AOVFI8A
DICAS DO
ESPECIALISTA
“Os alunos, de
um modo geral, costumam esquecer as regras de sinais das operações
de adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso,
confundem a operação de potenciação com multiplicação, por
exemplo : 52 com 5x2. E por
último, muitos possuem dúvidas sobre os cálculos de potências do
tipo : -32 , (-3)2.
No primeiro caso resulta em -9 e no segundo, resulta no valor igual a
9.”
Agora, vc precisa copiar e colar em seu blog os Descritores Bimenstrais do 3º Bimestre consulte o link abaixo, escolha seu ANO e copie os Descritores de Ciências, Português e Matemática e cole em seu blog.
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=3170
Veja o exemplo para Ciências:
7º ANO
Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos.
Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas.
Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese.
Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas.
Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador.
Descrever o processo de polinização.
Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.
Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.
Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.
Reconhecer a função da flor nas Angiospermas.
Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.
Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
ALUNO
JOÃO PEDRO : PLANEJAMENTO SEMANAL DE ESTUDOS Semana : 08/07
a 12/07/13
Dia
|
Turno
|
Matéria
|
DESCRITORES E
HABILIDADES A DESENVOLVER/CONSULTA
1ª hora
|
Matéria
|
DESCRITORES E
HABILIDADES A DESENVOLVER/CONSULTA
2ª
hora
|
2a
|
1o horário
|
M8
|
fM49 Comparar e
ordenar números racionais e irracionais. C.P
p 26 e Youtube: Matemática Rio
|
M8
|
fM49 Comparar e
ordenar números racionais e irracionais. Educopédia,
aula 12
|
2o horário
|
P8
|
FD1 Localizar informações explícitas em um
texto: C.P p. 31 . Ler texto Blog
Prof. Diego
|
P8
|
FD2 Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão. C.P p. 34. Educopédia aula 13 textos 1 e 2
|
|
3a
|
1o horário
|
M8
|
fM51 Identificar as
situações em que são aplicáveis os produtos notáveis. Site
Khan Academy: ver Produtos Notáveis
|
M8
|
fM51 Identificar as
situações em que são aplicáveis os produtos notáveis. C.P
p. 25 e 26. Exercícios Blog Prof. Marcelo Lorio.
|
2o horário
|
C8
|
Identificar em
representações figurativas estruturas que compõem o sistema
respiratório. Evo
Books aula 3
|
C8
|
Identificar as estruturas respiratórias e seus
movimentos. C.P p.25. Evo Books aula 3
|
|
4a
|
1o horário
|
H8
|
Conhecer o contexto
da colonização inglesa na América. C.P
p 21 a 26. Site : youtube : A colonização inglesa na América
|
M8
|
fM51 Identificar as
situações em que são aplicáveis os produtos notáveis. C.P
p. 25 e 26. Exercícios Educo Gente Prof. Sérgio
|
2o horário
|
G8
|
Identificar os
principais blocos regionais. C.P
p. 32 a 37.
|
P8
|
Revisão dos descritores FD1 e FD2. Exercícios
|
|
5a
|
1º horário
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
2º horário
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
|
6a
|
1º horário
|
REFORÇO
|
MATEMÁTICA
|
REFORÇO
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
2º horário
|
M8
|
TESTE DE AVALIAÇÃO DA SEMANA
|
P8
|
Agora, vc precisa copiar e colar em seu blog os Descritores Bimenstrais do 3º Bimestre consulte o link abaixo, escolha seu ANO e copie os Descritores de Ciências, Português e Matemática e cole em seu blog.
Descritores Bimestrais - 3º Bimestre
Veja o exemplo para Ciências:
7º ANO
Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos.
Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas.
Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese.
Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas.
Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador.
Descrever o processo de polinização.
Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.
Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.
Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.
Reconhecer a função da flor nas Angiospermas.
Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.
Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Bom dia FURACÃO!
Todos devem copiar e colar as suas provas de GEOGRAFIA E HISTÓRIA em seus BLOGS.
Realiazem uma pesquisa em seus cadernos pedqagógicos digitais, Educopédia, Videos Aulas na Internet, Outros Blogs de Professores.
Para cada questão das provas, encontrem as respostas corretas e COPIEM E COLEM imagens e/ou vídeos sobre o assunto.
Todas as notas dessas matérias dependem do sucesso desse trabalho individual e coletivo das Famílias.
Boa sorte e bons estudos de recuperação!
HISTÓRIA 7º ANO
09. Estima-se que na época em que os portugueses chegaram às terras onde hoje é o Brasil eram faladas
cerca de 1.300 línguas indígenas. Qual foi a língua indígena que mais influenciou o português do Brasil?
10. Apesar de cada povo indígena do Brasil ter cultura própria, há muitas semelhanças entre
eles. Cite duas dessas semelhanças.
HISTÓRIA 8º ANO
História 9º ANO
a) o processo de busca de alternativas socialistas para a crise do capitalismo com a mudança de regime político.
b) o resultado das pressões comunistas sobre o governo americano, que acaba assumindo, como política, a eliminação dos interesses privados na economia.
c) o resultado da insatisfação da sociedade americana com relação aos princípios liberais assumidos pelos partidos de esquerda que se vinculavam ao governo.
d) a introdução, na cultura americana, de valores europeus através da incorporação de tecnologia à economia americana e de alternativas de seguridade total.
e) uma saída nacional que acentua o papel dirigente do Estado em determinados setores econômicos, conhecida como "New Deal".
GEOGRAFIA 8º ANO
GEOGRAFIA 9º ANO
GEOGRAFIA 7º ANO
Todos devem copiar e colar as suas provas de GEOGRAFIA E HISTÓRIA em seus BLOGS.
Realiazem uma pesquisa em seus cadernos pedqagógicos digitais, Educopédia, Videos Aulas na Internet, Outros Blogs de Professores.
Para cada questão das provas, encontrem as respostas corretas e COPIEM E COLEM imagens e/ou vídeos sobre o assunto.
Todas as notas dessas matérias dependem do sucesso desse trabalho individual e coletivo das Famílias.
Boa sorte e bons estudos de recuperação!
HISTÓRIA 7º ANO
ESCOLA
MUNICIPAL ANDRE URANI
Professor
Mentor:
Time:
Aluno
(a):
Data:
Avaliação
de História – 7º Ano – 2º Bimestre
01.
Entre os séculos IX e XVI várias organizações políticas e
sociais existiram na África. Marque a alternativa que melhor define
o que eram as chefias:
(a)
Eram territórios mais definidos, que não tinham o desejo de
conquistar mais outras terras e que tinham grupos que pagavam
tributos ao seu líder.
(b)
Nas chefias o líder principal, que tinha o poder vitalício e
hereditário, podia ser chefe político e religioso.
(c)
Eram sociedades que não tinham um poder centralizado, cujos líderes
se destacavam pela força, pela capacidade de negociar e de fazer
justiça.
(d)
Nas chefias o poder militar era dado ao mais velho nas tribos.
02.
Na
maioria das cidades africanas, o trabalho era feito por camponeses
livres e artesãos, mas havia casos de pessoas ou grupos
escravizados, em certas épocas e por certos povos. Qual era a
característica do escravo público?
a)
o escravo público tinha menos valor para venda do que outros
escravos porque pertencia diretamente aos governos.
b)
era o mais explorado fazendo os serviços mais pesados e executando
as obras de maior grandeza e tamanho como palácios e templos.
c)
eram os que tinham sido convertidos a força ao islã a partir do
século VIII.
d)
trabalhava nas terras do imperador e das famílias nobres e estava
nessa condição porque tinha sido capturado nas guerras de expansão
do império.
03.
A maior parte da história
do Império Mali é conhecida devido ao trabalho dos griôs. Aponte a
alternativa que melhor define quem são os griôs:
(a)
Sacerdotes de cultos tribais do império Mali que registram os
grandes feitos dos mansas
(soberanos) malineses.
(b)
Escravos que trabalhavam diretamente com os imperadores e sua
família.
(c)
Pessoas que contam a história do império com o auxílio de
instrumentos musicais.
(d)
Conselheiros dos mansas que registravam as conquistas territoriais do
império.
04.
O Império Mali foi muito
próspero entre os séculos XIII e XV. Uma das razões apontadas para
este sucesso foi:
(a)
A administração descentralizada e a tolerância religiosa.
(b)
A alta arrecadação de tributos pagos pelos vários povos e
territórios conquistados.
(c)
O controle com mão de ferro exercido pelos sucessivos imperadores,
que mantinham uma rígida administração dos territórios
conquistados.
(d)
As amplas relações comerciais com povos europeus e do oriente.
auxílio de doze conselheiros, entre os quais estavam os
coletores de impostos, os secretários
reais, os oficiais militares e
os juízes. O que significa o título “ Mani Congo”?
06.
Porque
podemos dizer que os astecas viviam uma teocracia?
07.
Cite
as divisões sociais do povo asteca.
08.
Qual
a origem da maior parte da riqueza do império asteca?
cerca de 1.300 línguas indígenas. Qual foi a língua indígena que mais influenciou o português do Brasil?
10. Apesar de cada povo indígena do Brasil ter cultura própria, há muitas semelhanças entre
eles. Cite duas dessas semelhanças.
HISTÓRIA 8º ANO
ESCOLA MUNICIPAL ANDRE
URANI
Professor
Mentor:
Time:
Aluno
(a):
Data:
Avaliação
de História – 8º Ano – 2º Bimestre
1) Caracterize:
a) Artesanato:
b) Manufatura:
c) Indústria:
2) Defina Revolução
Industrial.
3) Cite as duas classes que
surgiram e entraram em conflito, com o advento da Revolução
Industrial.
4) Qual a situação do
operariado inglês na primeira Revolução Industrial.
5)
Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:
a)
A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da
máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão
do trabalhador à disciplina fabril.
b)
O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um
forte êxodo urbano e o aumento da produção.
c)
A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente
aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão.
d)
A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível
de vida da classe trabalhadora.
6) Podemos apontar como
consequência da Revolução Industrial:
a) O declínio da população
urbana, que era explorada no penoso trabalho da indústria.
b) Os salários melhoraram,
as condições de trabalho ficaram melhores e surgiram as leis
trabalhistas.
c) A produção de
mercadorias foi dividida em várias fases, obrigando o trabalhador a
conhecer somente uma parte do processo de produção.
d) O desenvolvimento da
urbanização, dos transportes, das comunicações e da produção em
série.
7) Entre 1789 e 1799, a
França atravessou um período profundamente transformador, conhecido
por Revolução Francesa, que contribuiu significativamente de forma
violenta para a derrubada dos privilégios feudais, desde o início,
com a queda da Bastilha, até sua fase final, no Diretório. Em
relação às características desse processo revolucionário e seus
desdobramentos, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os
errados.
1. ( ) A França foi
inovadora, pois não havia notícias de uma revolução de caráter
burguês e liberal na Europa do século XVIII.
2. ( ) Durante os dez
anos do processo revolucionário, houve uma série de acordos que
garantiram uma transição tranquila e pacífica da monarquia
absolutista para a República Federativa.
3. ( ) A Revolução
Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia
Constituinte, a Monarquia Constitucional, a Convenção Nacional e o
Diretório.
4. ( ) A Queda da Bastilha
é considerada o marco inicial da Revolução Francesa, momento em
que a Assembleia Nacional Constituinte aboliu os direitos feudais e
formulou uma Constituição.
5. ( ) A Revolução
Francesa disseminou nova concepção política e organizacional do
Estado. Suas ideias influenciaram a propagação de guerras e
conflitos, e seus ideais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”
passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo
contemporâneo.
8) Observe a figura de
Napoleão e responda as questões em seguida.
Como se deu a ascensão de
Napoleão ao poder na França? Em que período?
História 9º ANO
ESCOLA
MUNICIPAL ANDRE URANI
Professor
Mentor:
Time:
Aluno
(a)
____________________________________________________________________
Data:
Avaliação
de História – 9º Ano – 2º Bimestre
QUESTÃO
1
Explique
a importância para a História do acontecimento denominado Revolução
Russa.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO
2
Quais
fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO
3
De
que maneira a1ª Guerra Mundial influenciou o processo da Revolução
Russa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO
4
Diferencie
os Mencheviques
dos Bolcheviques
citando as características de cada partido.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO
5
Porque
é possível dizer que os EUA durante a década de 1920 sofreu uma
crise de superprodução? Explique com suas palavras um dos motivos
que levou a essa crise de superprodução.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
QUESTÃO
6
"A
crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de
Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o
banqueiro de Londres, todos foram atingidos".
(Paul
Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion)
O
autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados
Unidos, que teve como consequencias:
a)
o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da
intervenção do Estado na economia.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.
QUESTÃO
7
Qual
das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise
de 1929?
a)
O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as
exportações dos Estados Unidos.
b) A crise no mercado
imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou
o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no
mundo todo.
c) No final da década
de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram
drasticamente as importações de produtos industrializados e
agrícolas dos Estados Unidos da América.
e) No final da década
de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra
disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos
trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.
QUESTÃO
8
A
crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano
Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do
programa conhecido como New Deal, que tinha
como proposta:
a) a defesa do
isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os
Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b) a mudança do
centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos
grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c) a redução das
importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de
seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.
d) a intervenção e
o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura,
trabalho, segurança social e administração.
e) o conservadorismo
em questões econômicas e na política externa, ampliando a "missão
civilizadora" dos Estados Unidos.
QUESTÃO 9
QUESTÃO 9
Marque
a única alternativa que não foi uma medida adotada no New Deal, o
plano de recuperação econômica dos Estados Unidos adotado pelo
presidente Roosevelt.
a)
a estatização dos bancos, das grandes indústrias e das grandes
propriedades rurais.
b) o tabelamento de preços de produtos industriais e agrícolas.
c) criação de várias obras públicas para geração de empregos.
d) elevação de salários, diminuição da jornada de trabalho e fixação de salários mínimos.
e) concessão de empréstimos a fazendeiros e industriais.
b) o tabelamento de preços de produtos industriais e agrícolas.
c) criação de várias obras públicas para geração de empregos.
d) elevação de salários, diminuição da jornada de trabalho e fixação de salários mínimos.
e) concessão de empréstimos a fazendeiros e industriais.
QUESTÃO
10
Qual
foi a solução americana para a crise econômica de 1929?
a) o processo de busca de alternativas socialistas para a crise do capitalismo com a mudança de regime político.
b) o resultado das pressões comunistas sobre o governo americano, que acaba assumindo, como política, a eliminação dos interesses privados na economia.
c) o resultado da insatisfação da sociedade americana com relação aos princípios liberais assumidos pelos partidos de esquerda que se vinculavam ao governo.
d) a introdução, na cultura americana, de valores europeus através da incorporação de tecnologia à economia americana e de alternativas de seguridade total.
e) uma saída nacional que acentua o papel dirigente do Estado em determinados setores econômicos, conhecida como "New Deal".
GEOGRAFIA 8º ANO
Escola
Municipal Andre Urani
Projeto
Gente – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Prova
de Geografia 8°Ano 2° bimestre
Data:______/_______/________
Aluno
(a):_________________________ Mentor (a):______________________
Leia
o trecho abaixo para responder as questões 1 e 2.
“A globalização acontece ao redor do mundo, mas não em todo o
mundo”. Alguns países ficam de fora. Isso acontece porque a
globalização se refere a uma integração, ou seja, uma maior troca
de informações, conhecimento, mercadorias, pessoas, modos de
vestir, música, etc. entre diferentes países. E, devido às
irregularidades e disparidades entre os Estados-Nação que compõem
o mundo atual, muitos não se inserem dentro desse contexto de trocas
de fluxos. Esse fenômeno se intensificou depois da terceira
revolução industrial que produziu melhorias nos meios de transporte
(avião, navios com maior capacidade de carga, etc), e nas
telecomunicações (internet, celular, etc). Dessa maneira, as
pessoas ficaram mais próximas (caso você tenha facebook, consegue
estar no Rio de Janeiro e falar com alguém no Nordeste sem sair do
lugar), as mercadorias chegam mais rápido no seu destino (De avião,
você chega ao Japão em 20 horas de voo). No passado, para a
realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias
cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um
fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60
dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. Por essas
razões, dizemos que a impressão é que “o mundo encurtou”.
1 A globalização é um fenômeno irregular e que não abrange a
todos os cidadãos do mundo. Dessa maneira, apesar de podermos dizer
que o Brasil está inserido no contexto da globalização, também
podemos afirmar que nem todos os brasileiros estão vivenciando as
transformações impostas pela globalização. Com isso, podemos
afirmar que:
- Tendo, todos os brasileiros acesso a internet, é possível que apenas os que não têm interesse na globalização não participem da troca de fluxos em escala mundial.
- Mesmo sendo um fenômeno global, as trocas de fluxos entre os Estado-Nação se dá de forma desigual, e, por isso, a globalização é um fenômeno excludente.
- Dentre os cidadãos brasileiros que mais se inserem no contexto da globalização estão aqueles que não têm acesso digno a infraestrutura social (saneamento, saúde, educação, etc.) e que precariamente se inserem no mercado capitalista.
- A globalização é um fenômeno tipicamente brasileiro e que a partir desse Estado-Nação espalhou-se intransigentemente pelo mundo todo.
2 Quando afirmamos que a globalização foi responsável pelo
“encurtamento das distâncias”, estamos nos referindo a:
- Diminuição real das distâncias entre os países e cidades.
- Melhoria nos meios de comunicação e transporte
- Aumento da distância virtual entre os cidadãos do mundo.
- Necessidade de comunicação entre os membros da processo produtivo.
3 Observe a imagem abaixo:
Fonte:
www.estudopratico.com.br
- Qual o nome do Bloco Econômico mostrado no mapa? Cite o nome dos 5 membros efetivos desse bloco.
Mercosul.
Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
- Por que, em um mundo globalizado, os países sentem cada vez mais a necessidade de se unirem em Blocos Econômicos?
O
aluno deve citar que o fenômeno da globalização prevê a abertura
total dos mercados e que os blocos econômicos tornam-se mecanismos
de proteção do mercado nacional/regional.
4 O Brasil é considerado um líder na economia Sul Americana pois:
- Assume postura militarista e impõe sanções econômicas a seus vizinhos que não concordam com as rédeas tomadas pelo governo brasileiro.
- Apresenta crescimento econômico superior, grande quantidade de mão de obra, território extenso e, ainda, outros atrativos para o investimento externo.
- É o maior país da América do Sul, sendo esse o único fator.
- Apesar de não estar nessa porção do continente, é o Estado-Nação que mais influencia culturalmente os povos da região.
5 Leia o trecho abaixo:
“Pré-sal é o nome dado às reservas de
hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de
camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7
mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de
aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de
largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito
Santo.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.
Para extrair o óleo e o gás da camada
pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais
de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de
aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda
tempo e dinheiro”
Fonte: www.brasilescola.com.br
Explique por que o petróleo do pré-sal eleva o Brasil a uma outra
posição no ranking da Geopolítica mundial?
Sendo o petróleo um recurso estratégico para
o desenvolvimento econômico no mundo atual, possuir grandes reservas
de tal recurso torna o Brasil ponto chave no contexto geopolítico.
6 Observe a imagem abaixo:
A imagem acima faz referência a:
- Globalização e desigualdade social.
- Equilíbrio social e homogeneidade econômica.
- Desigualdade econômica e homogeneidade social.
- Equilíbrio econômico e desigualdade social.
GEOGRAFIA 9º ANO
ESCOLA
MUNICIPAL ANDRE URANI
PROJETO
GENTE: Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
PROVA
DE GEOGRAFIA 9ͦ ANO 2ͦ BIMESTRE DATA:_____/______/______
ALUNO
(A):_____________________________ MENTOR (A): ________________
1)
A
formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o
fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os
principais objetivos da formação desses blocos?
Resposta:
2)
Existem vários blocos econômicos, alguns
deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa
tentativa de maximizar as relações comercias globais, são
integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos
de blocos econômicos, exceto:
a)
União Europeia
b)
Mercosul
c)
Nafta
d)
BRIC
e)
Apec
Resposta:
3)
Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de
blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil,
Paraguai e Uruguai formam, a partir de 12 de Janeiro de 1995, uma
zona de livre comércio - o Mercosul. Posteriormente outros países
a ele se assomaram, seja na condição de novo membro, seja na
condição de observador. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:
I
- o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a
livre circulação, entre países membros, de bens, capitais,
serviços e trabalhadores.
II
- a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma
reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de
produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200
milhões de consumidores.
III
- a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma
mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.
Está(ão)
correta(s):
a)
apenas a afirmativa I.
b)
apenas a afirmativa III.
c)
as afirmativas I e II.
d)
as afirmativas II e III.
e)
as afirmativas I, II e III.
Resposta:
4)
Mercosul, NAFTA, União Européia são os exemplos mais conhecidos de
blocos econômicos ou organizações internacionais definidas por um
processo de integração econômica. Para que o processo se
concretize, a teoria do comércio internacional define quatro
situações clássicas de integração econômica. São elas:
a)
União Aduaneira, Mercado Comum, pólos de atração de investimentos
do mundo e Zona de Preferências Tarifárias.
b)
Zona de Livre Comércio, potencial agrícola, investimentos na área
de infra-estrutura física e União Aduaneira.
c)
União Econômica e Monetária, Zona de Preferências Tarifárias,
Zona de Livre Comércio, investimentos na área de infra-estrutura
física.
d)
Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União
Econômica e Monetária.
e)
Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, União
Aduaneira e pólos de atração de investimentos do mundo.
Resposta:
5)
Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a
formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando
os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor
operacionalizar essa união. São parceiros atuais do Brasil no
MERCOSUL:
a)
Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela
b)
Argentina, Bolívia, Paraguai e Equador
c)
Uruguai, Argentina e Peru e Colômbia
d)
Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru
e)
Chile, Paraguai, Argentina e Venezuela
Resposta:
6)
Em relação aos Mercados Comuns:
I.
Fortaleceram-se com a nova ordem mundial que estimula a formação de
blocos internacionais de poder.
II.
Há uma progressiva consolidação entre grupos de países com
interesses comuns, acontecendo a fusão de mercados nacionais, que
usufruem entre si da livre circulação de mercadorias e serviços.
III.
Ocorre uma redução ou eliminação de tarifas alfandegárias,
favorecendo as relações comerciais e financeiras.
a)
se todas as afirmativas estiverem corretas
b)
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas
c)
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
d)
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas
e)
se nenhuma afirmativa estiver correta
Resposta:
7)
A reconstrução da Europa, após a Segunda Guerra Mundial, previa a
organização de um sistema conjunto de defesa e de novos laços de
cooperação econômica. O Tratado de Roma, de 1957, criou uma
Comunidade Econômica e possibilitou a abertura das fronteiras entre
os países membros. Em dezembro de 1991, na cidade de Maastricht,
deu-se o passo definitivo em direção à unificação.
Entre
os pontos principais acordados rumo à integração econômica e
política encontrava-se:
a)
a criação da figura do cidadão europeu que pode morar e trabalhar,
assim como votar e ser votado em determinadas instâncias, em
qualquer país da União.
b)
a criação de uma moeda única, o euro, juntamente com a manutenção
em cada país de uma moeda nacional, para preservar este símbolo
cultural próprio.
c)
a manutenção dos padrões de vida existentes nos países membros,
por meio de recursos que serão mobilizados para esta finalidade.
d)
a atuação conjunta nas áreas de segurança, transportes e meio
ambiente, mas deixando a cada país as políticas de pesquisa e
desenvolvimento, saúde e educação.
e)
a garantia de livre produção e preços dos produtos agrícolas em
cada país, a abertura dos mercados e a suspensão das medidas
protecionistas.
Resposta:
8)
Em 1993, os quinze países da União Européia reuniram-se em
Maastricht para deliberar sobre a criação da moeda européia única
- O EURO - que foi
a)
prontamente adotado por todos os integrantes do Bloco, que consideram
a moeda a solução dos problemas econômicos.
b)
adotado por vários países do Bloco, mas encontrou sérias reservas
por parte de países como o Reino Unido e a Dinamarca.
c)
rechaçado por quase todos os países do Bloco que exigem liberdade
monetária, como é o caso da França e da Alemanha.
d)
considerado um estopim para divergências internas, pois os países
menos ricos, como Portugal, Irlanda e Espanha, se sentiram
prejudicados.
e)
rejeitado após sua implantação, pois representou uma queda
acentuada na participação do Bloco no comércio mundial.
Resposta:
9)
A
crise econômica da Grécia causou preocupação em toda a União
Europeia, fazendo com que países como a França aprovasse uma ajuda
bilionário.
Um
dos problemas que a União Europeia vive atualmente é:
a)
o terrorismo descontrolado nas principais cidades
b)
a recessão econômica do bloco e a fragilização do euro
c)
o excesso de mão-de-obra qualificada, aumentando a taxa de
desemprego
d)
a rejeição à entrada da Islândia, em grave crise econômica
e)
a grande massa de imigrantes ilegais que entram nos países do
bloco.
Resposta:
10)
Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos
estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre
comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e
monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características
verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as
falsas.
(
) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas
entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.
(
) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado
dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das
tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e
pessoas, além da utilização de uma moeda única.
(
) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito,
estabelecendo somente a redução e/ou eliminação das barreiras
fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte
(NAFTA).
(
) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das
barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação
de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os
países integrantes.
(
) A União econômica e monetária se limita à redução de
barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.
Resposta:
GEOGRAFIA 7º ANO
Escola
Municipal Andre Urani
Projeto Gente – Ginásio
Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Aluno
(a):_________________________ Mentor (a):______________________
1) As atividades econômicas do
mercado de trabalho dividem-se principalmente em três grupos:
primário, secundário e terciário. Determine quais são as
atividades
produtivas
abrangidas por cada setor:
a) setor primário:
b) setor secundário:
c) setor terciário:
2) A urbanização é o aumento
proporcional da população urbana em relação a população rural.
Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento
da população urbana é superior ao aumento da população rural.
Somente na segunda metade do
século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50%
de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década
de 1950 o processo de urbanização no Brasil tornou cada vez mais
acelerado. […]
(Disponível
em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/industrializacao-brasileira.php>)
O processo de urbanização
brasileira na segunda metade do século 20 está relacionado
a) à presença de serviços
públicos de qualidade
b) ao avanço de uma ocupação
planejada e bem distribuída pelo território do país
c) ao
desenvolvimento da industrialização
d) ao lento êxodo rural
brasileiro do século 20
3) Leia o texto a seguir:
Vários fatores são determinantes
para a diferenciação dos centros urbanos: tamanho do território,
quantidade de habitantes, concentração de serviços e de capitais
(dinheiro), universidades, bancos, entre outros aspectos.
Esses fatores contribuem para a
formação de uma hierarquia urbana, isto é, situação em que uma
cidade passa a exercer grande influência sobre as outras, seja no
interior d a sua região geográfica, seja dentro do estado, ou, até
mesmo, no âmbito mundial.
De grande importância, essas
cidades são denominadas metrópoles, sendo caracterizadas por
possuírem enorme quantidade populacional, infraestrutura urbana,
universidades, serviços de saúde e educação, centros de
pesquisas, bancos, etc.
(Disponível
em: http//www.brasilescola.com/brasil/metropoles-brasileiras.htm>)
A metrópole possui influência na
hierarquia urbana devido ao fato
a) da ausência de problemas
ambientais
b) da falta de desigualdades
sociais
c) da importância do setor
agropecuário
d) de
atrair investimentos produtivos por parte das empresas e dos governos
e) de ter grandes problemas
urbanos
4) Leia e analise o texto abaixo:
Uma tendência antiga insiste em
considerar o campo e a cidade como espaços contraditórios e
excludentes. No entanto, em termos de atividades econômicas, eles
hoje são espaços complementares. Observa-se uma complexidade no
campo que incorpora, para seu melhor desenvolvimento, elementos e
atividades originariamente vinculados à economia urbana. Assim, o
campo não se reduz mais às atividades econômicas primárias,
abraçando, cada vez mais, as atividades secundárias e terciárias.
Demonstre seus conhecimentos sobre
a questão, citando um exemplo de:
a) atividade econômica não
agrícola desenvolvida no espaço rural:
b) atividade econômica
tipicamente rural desenvolvida na cidade:
5)
Em relação ao processo de urbanização, isto é, ao processo de
desenvolvimento das cidades, nos países subdesenvolvidos, pode-se
afirmar que:
a)
foi acompanhada por uma grande oferta de empregos urbanos,
principalmente nos setores terciários e secundários.
b)
é acompanhada por igual ritmo de industrialização, gerando
numerosos empregos nas fábricas instaladas do campo.
c)
a introdução de máquinas e equipamentos no campo não liberou a
mão-de-obra ( êxodo rural) e a industrialização criou novos
empregos no setor primário.
d)
ocorre como consequência da falta de empregos e terra disponíveis,
assim o migrante desenvolve uma esperança de trabalho na cidade.
6)
Quanto ao espaço urbano e rural é correto afirmar que:
I.
Atualmente existe uma distribuição equilibrada entre as populações
rurais e urbanas tanto nos países desenvolvidos quanto nos países
subdesenvolvidos.
II.
O êxodo rural, que ocorre em larga escala nos países
subdesenvolvidos, provoca o crescimento desordenado do setor informal
das cidades .
III.
O espaço rural e o urbano estão interligados de tal maneira que os
problemas do campo não provocam problemas nas cidades.
Assinale:
a)
apenas a frase I é correta
b)
se apenas a frase II é correta
c)
se apenas as frases I e II forem corretas
d)
se apenas as frases II e III forem corretas
7)
A cidade reflete as contradições da sociedade que a produz. No
relato de seus habitantes é possível se perceber a lógica perversa
do sistema econômico que provoca a desigualdade social, e logo, a
segregação socioespacial.
“Quando
eles se cansavam de andar pelas ruas, eles pediam:
-
Mãe, eu quero ir para casa!
Aí
eu tinha que explicar pra eles: nós não temos casa, até eles se
acostumar...”
(Wagner
Celestino, Cortiços: uma realidade que ninguém vê.)
Coloque
V ou F nas proposições abaixo.
Analisando
o texto acima, podemos constatar que:
(
)
o processo de ocupação dos espaços urbanos brasileiros demonstra o
caráter desigual da nossa
sociedade.
(
) o
crescimento populacional é o grande responsável pela situação de
miséria e o controle da natalidade é a única solução.
(
) a atuação dos governos tem sempre a intenção de democratizar o
acesso aos serviços públicos essenciais.
( ) a exclusão social está
presente na paisagem urbana, não respeitando nem mesmo as áreas
nobres.
8)
O meio ambiente nas grandes cidades de países de tropicais
apresenta várias características . Sobre esse contexto é correto
afirmar que:
a)
o aumento das superfícies impermeabilizadas (superfícies calçadas
ou asfaltadas) facilita a geração de escoamento superficial,
contribuindo para a ocorrência de enchentes.
b)
a cidade é marcada pela intensa arborização, sendo assim, a
temperatura do espaço urbano é mais baixa que a do espaço rural.
c)
o desmatamento na cidade contribui para baixar as temperaturas
locais, já que, sem a vegetação, reforça-se o papel da umidade
para o equilíbrio térmico.
d)
a concentração de gases na cidade tem estimulado a diminuição das
temperaturas nestas áreas, apesar de elevar o nível de poluição.
9).
Sobre o tema “processo de urbanização no mundo desenvolvido e
subdesenvolvido”, analise as proposições a seguir, colocando V ou
F:
(
) A maior parte dos países desenvolvidos já atingiu níveis
bastante altos de urbanização.
(
) Quanto maior a urbanização
verificada nos países subdesenvolvidos, menor a dependência da
cidade em relação ao campo.
( ) A urbanização brasileira, acelerada a
partir de 1950, é um processo intimamente relacionado ao intenso
êxodo rural e ao desenvolvimento da industrialização.
( ) Por causa do predomínio das atividades primárias, a maior parte
dos países pobres não industrializados possui baixos índices
de urbanização.
10)
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)
serviços públicos essenciais ( ) abrigos de ônibus, cabines telefônicas,
(2)
espaços coletivos de lazer ( ) campanhas de vacinação, tratamento de
esgoto
(3)
mobiliário urbano (
) quadra poliesportiva, piscinas públicas
( ) transporte de massa, escolas, postos de
saúde
(
) ciclovias, parques ecológicos, áreas verdes
( ) bicicletários, aparelhos de ginástica nas praças
e
praias.
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