Grande Furacão! Percebam como os movimentos sociais na Era da Internet se articula com manifestações populares e provocam no Poder Público uma atitude diferente frente à reinvidicações justas e humanas que as pessoas que desenvolvem suas inteligências superiores são capazes de conquistar! Postem em seus blogs seus comentários! Não deixem de compartilhar sempre suas produções textuais e apresentar a qualidade de seus estudos e avaliação cognitivas nessa dimensão digital! Domingo estarei na Passeata do Leme! Quem quiser me encontrar e conversar sobre a Greve me twite ou me achem no FACE! Somos UM< somos muitos!RT @ProsaEVerso: Novo livro do sociólogo Manuel Castells analisa movimentos sociais na era da internet http://t.co/XJQpqxgqcw
— simone monteiro (@sma2009) August 17, 2013
sábado, 17 de agosto de 2013
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Dia 14 de agosto 2013
Rio, 14 de agosto de 2013
Bom dia!
Todos vocês estão no horário do G3.
A partir das 10h40min vocês seguirão seus Planos de estudos, iniciando seus diários de bordo para a primeira postagem do Dia.
Lembre-se:
Selecione seu Descritor da Disciplina a ser estudada;
Reflita e converse com seus colegas e Mentor para identificar precisamente quais são os temas relacionados àquele descritor;
Descreva esses temas em sua postagem iniciando seu percurso em busca de informações através das ferramentas sugeridas nos Blogs do Prof. Mentores, Blogs de sua Família e seu Time, Educopédia, Máquina de Teste, KhanAcademy, Educoteca, You Tube e outros parceiros.
Estude...leia os textos, copie e cole informações importantes, e apresente suas observações produzindo seus textos avaliativos sobre sua aprendizagem.
NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR SUA POSTAGEM COM TODOS SEUS CÍRCULOS DA REDE SOCIAL!
Bom dia!
Todos vocês estão no horário do G3.
A partir das 10h40min vocês seguirão seus Planos de estudos, iniciando seus diários de bordo para a primeira postagem do Dia.
Lembre-se:
Selecione seu Descritor da Disciplina a ser estudada;
Reflita e converse com seus colegas e Mentor para identificar precisamente quais são os temas relacionados àquele descritor;
Descreva esses temas em sua postagem iniciando seu percurso em busca de informações através das ferramentas sugeridas nos Blogs do Prof. Mentores, Blogs de sua Família e seu Time, Educopédia, Máquina de Teste, KhanAcademy, Educoteca, You Tube e outros parceiros.
Estude...leia os textos, copie e cole informações importantes, e apresente suas observações produzindo seus textos avaliativos sobre sua aprendizagem.
NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR SUA POSTAGEM COM TODOS SEUS CÍRCULOS DA REDE SOCIAL!
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Boa Tarde!
Para os educandos que estão buscando seus percursos de estudos sobre os descritores de Ciências do 7º ano observem as estruturas florais coletadas no pátio de nossa escola, identifiquem os órgãos vegetais e postem em seus diários de bordo suas observações!
Compartilhem suas blogagens com seus colegas!
Para os educandos que estão buscando seus percursos de estudos sobre os descritores de Ciências do 7º ano observem as estruturas florais coletadas no pátio de nossa escola, identifiquem os órgãos vegetais e postem em seus diários de bordo suas observações!
Compartilhem suas blogagens com seus colegas!
Terça-feria 13 de agosto Itinerário Formativo Personalizado.
Bom Dia!
Vamos verificar os planos de estudos para este dia!
Lembrem-se: todos os descritores de todas as disciplinas estão disponíveis!
Copie e cole em sua postagem de hoje!
Deixe marcado com as cores VERDE, AMARARELO E VERMELHO cada descritor estudado e apreendido (Verde), aqueles que precisam aprofundamento (amarelo) e aqueles que não foram alcançados ainda(vermelho).
Hoje, siga o Itinerário formativo da Maquina Teste e verifique se as Habilidades e caminhos sugeridos estão de acordo com os temas relacionados aos seus descritores selecionados!
Escolha um percurso para seus estudos.
Registre em sua postagem esse processo e suas descobertas.
Seja Feliz hoje também!
Vamos verificar os planos de estudos para este dia!
Lembrem-se: todos os descritores de todas as disciplinas estão disponíveis!
Copie e cole em sua postagem de hoje!
Deixe marcado com as cores VERDE, AMARARELO E VERMELHO cada descritor estudado e apreendido (Verde), aqueles que precisam aprofundamento (amarelo) e aqueles que não foram alcançados ainda(vermelho).
Hoje, siga o Itinerário formativo da Maquina Teste e verifique se as Habilidades e caminhos sugeridos estão de acordo com os temas relacionados aos seus descritores selecionados!
Escolha um percurso para seus estudos.
Registre em sua postagem esse processo e suas descobertas.
Seja Feliz hoje também!
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Início da Semana 12 de agosto a 16 de agosto!
Bom Dia A todos!
Verifiquem seus planos de estudos!
Quem não construiu ainda faça agora!
Organize-se antes de mais nada!
Copie e cole o modelo do plano de estudos nas postagens anteriores do TIME.
Lembre-se seu diário de bordo é o seu caderno digital!
Atualize sempre, organize seu tempo!
Mantenha o foco nas suas tarefas diárias...não brinque antes de se organizar para estudar as disciplinas que você precisa aprender!
Leia com calma e discuta com seus colegas o tema da reportagem a baixo:
Copie e cole em seu blog....depois Escreva sua opinião sobre " O que é para você UM PROFESSOR MENTOR?" Boa leitura, e escrita!

Antes de mais nada, é importante clarificar exatamente o que é um mentor: é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva seus skills, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que ela possa vir a ser.
- See more at: http://www.endeavor.org.br/artigos/gente-gestao/treinamento-e-desenvolvimento/mentor-por-que-eu-deveria-ter-um#sthash.aDw7CSsX.ls29ciKp.dpuf
Verifiquem seus planos de estudos!
Quem não construiu ainda faça agora!
Organize-se antes de mais nada!
Copie e cole o modelo do plano de estudos nas postagens anteriores do TIME.
Lembre-se seu diário de bordo é o seu caderno digital!
Atualize sempre, organize seu tempo!
Mantenha o foco nas suas tarefas diárias...não brinque antes de se organizar para estudar as disciplinas que você precisa aprender!
Leia com calma e discuta com seus colegas o tema da reportagem a baixo:
Copie e cole em seu blog....depois Escreva sua opinião sobre " O que é para você UM PROFESSOR MENTOR?" Boa leitura, e escrita!

Um verdadeiro mentor nos ajuda a ser uma pessoa melhor e encontrar um sentido, não só nos negócios, mas também na vida.

Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda a pessoa a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida. São pessoas que, direta ou indiretamente, nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria.
Mentores são os nossos “gurus”. O termo “Guru” significa "professor" em sânscrito: aquele que dissipa a escuridão.
São os nossos heróis internos. Aqueles nos quais nos espelhamos, que se transformam nos nossos role-models e cujas expectativas (reais ou supostas) tentamos atender ao longo da nossa vida, mesmo que não estejam mais conosco.
Originalmente, o termo mentor veio do grego, e se referia à figura mítica de Mentor, amigo e conselheiro de Telêmaco, que o apoiava enquanto o pai estava ausente na guerra de Tróia. Desde então, mentor passou a ser sinônimo de alguém que compartilha sua sabedoria, experiência e conhecimento com colegas menos experientes.
Um mentor pode ser seu pai, um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo ou até um autor de um livro que inspirou você.
De uma forma ou de outra, todos nós tivemos mentores ao longo de nossa trajetória. Próximos ou distantes, reais ou idealizados, percebidos ou não.
Grandes líderes, em geral, tiveram grandes mentores.
Alguns exemplos: O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, e assim por diante.
Como um mentor pode nos ajudar ainda mais?
Pode ajudá-lo a analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas.
Pode desafiá-lo, enquanto compartilha, dá exemplos, guia, aconselha, dá suporte e auxilia no networking.
Pode identificar e discutir questões éticas.
Pode fazer com que você se sinta especial e que isto impacte positivamente na sua autoestima e na sua autoconfiança.
Pode discutir formas de fazer melhor as coisas certas.
Voltando à questão inicial, por que você deveria escolher um excelente mentor?
Simples... Porque pode mudar o seu destino.
Sandra Betti é sócia-diretora da consultoria MBA Empresarial, especialista em Assessment Center, Identificação de Talentos, Desenvolvimento Gerencial e Team Building.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Orientações de descritores de Ciências 7º ANO e sugestões de caminhos para seus estudos!
Ao retornar das aulas de reforço de Matemática cada Educando deve transferir seus cálculos matemáticos trabalhdos durante a aula para seus Diários de Bordo com respectivas resoluções dos mesmos!
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Rio de Janeiro, 01 de Agosto de 2013
Professor Mentor Ivonilton B Fonseca
Retorno às aulas no Gente!
Orientação para o Time:
1º Produção de Texto ( 10h40mim - 11h40min)
Utilize a primeira hora de seu itinerário formativo para contar o que vc viveu durante esse recesso escolar;
Utilize imagens, fotos, links, jogos, aplicativos que vc descobriu na rede para ilustrar sua contação de histórias.
Coloque em seu blog também seu endereço de e-mail e seu facebook!
2º Plano de aulas/ organização de horários de estudo baseados nos Descritores e Habilidades à serem desenvolvidas no 3º Bimestre de 2013 ( 11h40min - 12h40min).
Copie e cole em seu blog o modelo da Coordenação pedagógica ( Prof Marcelo Lorio) de nossa escola.
Professor Mentor Ivonilton B Fonseca
Retorno às aulas no Gente!
Orientação para o Time:
1º Produção de Texto ( 10h40mim - 11h40min)
Utilize a primeira hora de seu itinerário formativo para contar o que vc viveu durante esse recesso escolar;
Utilize imagens, fotos, links, jogos, aplicativos que vc descobriu na rede para ilustrar sua contação de histórias.
Coloque em seu blog também seu endereço de e-mail e seu facebook!
2º Plano de aulas/ organização de horários de estudo baseados nos Descritores e Habilidades à serem desenvolvidas no 3º Bimestre de 2013 ( 11h40min - 12h40min).
Copie e cole em seu blog o modelo da Coordenação pedagógica ( Prof Marcelo Lorio) de nossa escola.
ALUNO(A)
:
PLANEJAMENTO
SEMANAL DE ESTUDOS
Semana
: ____/___ a ____/____
Dia
|
Turno
|
Matéria
|
DESCRITORES
E HABILIDADES A
DESENVOLVER/CONSULTA
|
Matéria
|
DESCRITORES
E HABILIDADES A
DESENVOLVER/CONSULTA
|
2a
|
1o
horário
|
||||
2o
horário
|
|||||
3a
|
1o
horário
|
||||
2o
horário
|
|||||
4a
|
1o
horário
|
||||
2o
horário
|
|||||
5a
|
Manhã
|
||||
Tarde
|
|||||
6a
|
Manhã
|
||||
Tarde
|
Veja uma sugestão de planejamento:
SUGESTÕES PARA ESTUDO
M8Complexidade
HABILIDADE :
Calcular
o valor numerico de uma expressão algébrica
PRE-REQUISITOS :
Operar
com numeros inteiros e racionais, envolvendo as operações de
adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
SUGESTÕES do
Pré-Requisito: Educopédia, 7 ano. Aulas 3 e 6 1º bimestre. Caderno
Pedagógico M7, pag. 24.
SUGESTÕES PARA
O ESTUDO DA HABILIDADE
- EDUCOPÉDIA : Aula 5, ver atividade 8 com vídeo relacionado.
- Caderno Pedagógico : Não apresenta o conteúdo.
- Youtube : Ver youtube.com/watch?v=WTC7n1qbzgw Exercícios 1 e 2 ver também youtube.com/watch?v=qbs-AOVFI8A
DICAS DO
ESPECIALISTA
“Os alunos, de
um modo geral, costumam esquecer as regras de sinais das operações
de adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso,
confundem a operação de potenciação com multiplicação, por
exemplo : 52 com 5x2. E por
último, muitos possuem dúvidas sobre os cálculos de potências do
tipo : -32 , (-3)2.
No primeiro caso resulta em -9 e no segundo, resulta no valor igual a
9.”
Agora, vc precisa copiar e colar em seu blog os Descritores Bimenstrais do 3º Bimestre consulte o link abaixo, escolha seu ANO e copie os Descritores de Ciências, Português e Matemática e cole em seu blog.
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=3170
Veja o exemplo para Ciências:
7º ANO
Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos.
Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas.
Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese.
Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas.
Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador.
Descrever o processo de polinização.
Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.
Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.
Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.
Reconhecer a função da flor nas Angiospermas.
Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.
Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
ALUNO
JOÃO PEDRO : PLANEJAMENTO SEMANAL DE ESTUDOS Semana : 08/07
a 12/07/13
Dia
|
Turno
|
Matéria
|
DESCRITORES E
HABILIDADES A DESENVOLVER/CONSULTA
1ª hora
|
Matéria
|
DESCRITORES E
HABILIDADES A DESENVOLVER/CONSULTA
2ª
hora
|
2a
|
1o horário
|
M8
|
fM49 Comparar e
ordenar números racionais e irracionais. C.P
p 26 e Youtube: Matemática Rio
|
M8
|
fM49 Comparar e
ordenar números racionais e irracionais. Educopédia,
aula 12
|
2o horário
|
P8
|
FD1 Localizar informações explícitas em um
texto: C.P p. 31 . Ler texto Blog
Prof. Diego
|
P8
|
FD2 Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão. C.P p. 34. Educopédia aula 13 textos 1 e 2
|
|
3a
|
1o horário
|
M8
|
fM51 Identificar as
situações em que são aplicáveis os produtos notáveis. Site
Khan Academy: ver Produtos Notáveis
|
M8
|
fM51 Identificar as
situações em que são aplicáveis os produtos notáveis. C.P
p. 25 e 26. Exercícios Blog Prof. Marcelo Lorio.
|
2o horário
|
C8
|
Identificar em
representações figurativas estruturas que compõem o sistema
respiratório. Evo
Books aula 3
|
C8
|
Identificar as estruturas respiratórias e seus
movimentos. C.P p.25. Evo Books aula 3
|
|
4a
|
1o horário
|
H8
|
Conhecer o contexto
da colonização inglesa na América. C.P
p 21 a 26. Site : youtube : A colonização inglesa na América
|
M8
|
fM51 Identificar as
situações em que são aplicáveis os produtos notáveis. C.P
p. 25 e 26. Exercícios Educo Gente Prof. Sérgio
|
2o horário
|
G8
|
Identificar os
principais blocos regionais. C.P
p. 32 a 37.
|
P8
|
Revisão dos descritores FD1 e FD2. Exercícios
|
|
5a
|
1º horário
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
2º horário
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
ELETIVA
|
ROBÓTICA
|
|
6a
|
1º horário
|
REFORÇO
|
MATEMÁTICA
|
REFORÇO
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
2º horário
|
M8
|
TESTE DE AVALIAÇÃO DA SEMANA
|
P8
|
Agora, vc precisa copiar e colar em seu blog os Descritores Bimenstrais do 3º Bimestre consulte o link abaixo, escolha seu ANO e copie os Descritores de Ciências, Português e Matemática e cole em seu blog.
Descritores Bimestrais - 3º Bimestre
Veja o exemplo para Ciências:
7º ANO
Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos.
Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas.
Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese.
Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas.
Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador.
Descrever o processo de polinização.
Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.
Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.
Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.
Reconhecer a função da flor nas Angiospermas.
Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.
Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
Assinar:
Postagens (Atom)