segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Reposição de Conteúdos!

Reposição do Furacão de Gênios!

16hs

Iniciem suas postagens em seus micros sistematizando suas Leituras de Imagens sobre o Visionamento proposto no dia de hoje!

Tema chave:

Black Orpheu - Black Bloc - Brasil Black

Deixem sua avaliação sobre o tema estudado em seu blog e compartilhem com seus colegas de Família no Time!

Bons Estudos!

9º ANO Ciências
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244906/4104902/C9_3BIM_ALUNO_2013.pdf

Fontes renováveis e não renováveis de energia
http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665

Energia Nuclear:
http://www.enem.coc.com.br/simulado01.asp

1- Imagine a seguinte situação:

Um caminhão, a 80km/h, bate num carro parado. O automóvel fica amassado, pois o caminhão em movimento
transferiu energia para o carro, para que essas deformações acontecessem. A intensidade dos estragos dependerá
de vários fatores, relacionados tanto ao caminhão quanto ao automóvel.
Vamos pensar no caminhão, já que era ele que possuía energia cinética.
Vejamos:

a) Se no instante da batida, em vez de estar a 80km/h, o caminhão estivesse a 20km/h, os estragos no automóvel
 seriam maiores ou menores?

b) Se outro automóvel, com a mesma velocidade do caminhão, a 20km/h, tivesse se chocado com o que estava
parado, os danos seriam maiores ou menores?

c) A massa de um automóvel é igual, maior ou menor do que a de um caminhão?


d) Quais os fatores relativos ao caminhão que influenciaram na intensidade dos danos causados ao automóvel?

 2- Um paraquedista, em queda, tem energia potencial gravitacional, cinética ou as duas? Explique.


3- Diga o tipo de energia mecânica existente nos exemplos abaixo:
a) coco caindo da árvore - __________________________________
b) carro em movimento - ___________________________________
c) um lápis em cima da mesa - ______________________________
d) criança deslizando no tobogã - _________________________


GRANDEZAS FÍSICAS: ESCALARES E VETORIAIS


Verifique quais são as grandezas escalares e quais as grandezas vetoriais
nas afirmações abaixo.

a) O deslocamento de um avião foi de 100 km, na direção Norte do Brasil.
__________________________________________________________
b) A área da residência a ser construída é de 120 metros quadrados.
__________________________________________________________
c) A água ferve a 100 graus de temperatura.
__________________________________________________________
d) A velocidade marcada no velocímetro de um automóvel é de 80 km/h.
__________________________________________________________
e) Uma pessoa está se deslocando, a um passo por segundo, na direção Sul da
quadra de esportes da escola.



SEMANA DA CONSCIÊNCIA!


Bom dia!
Hoje é dia de Atividade Geral para o Furacão de Gênios!
Vamos organizar nossos itinerários formativos a partir dos estudos de História e Geografia!
Para começar acessem os filmes propostos pelo Professor Mentor, façam a Leitura da Estória infantil e reflitam sobre as proposições apresentadas para desenvolvimento das atividades para cada ANO escolar.
Lembrem-se que vocês possuem seus DESCRITORES de História e Geografia e suas avaliações serão sobre os temas que vocês estão estudando!
Bons estudos!

Orientação para o visionamento:

GENTE...O time Furacão de Gênios deseja realizar uma leitura de imagem sobre o filme "BLACK ORPHEUS" incentivando a reflexão do valor da biografia de Vinícius de Morais na SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! Todos estão convidados! O tema de nosso trabalho é:


"QUEM É VOCÊ, CARIOCA? VOCÊ É FELIZ"?

MITOS E VERDADES sobre a FELICIDADE de um povo fruto da miscigenação onde tudo termina em SAMBA e FUTEBOL! 

Participe!

Observem bem as imagens do Rio Antigo:

Identifiquem os personagens principais da história:

Identifique a data(Quando?) em que transcorre a história:

Qual é a origem do nome ORPHEU?

E na história?Quem é Orfeu?

Quais são os pontos geográficos da Cidade do Rio de Janeiro apresentados durante o filme?

Selecione imagens na internet sobre esses ambientes daquela época e compare com imagens desses mesmos ambientes transformados pela ação do homem na época atual?

O mundo do BLACK ORPHEUS até o mundo atual? O que mudou desde então na Cidade do Rio de Janeiro?


Existe alguma relação do mundo do Black Orpheu e mundo dos BLACK BLOC na cidade do Rio de Janeiro? 


Como você percebe a cidade do Rio de Janeiro hoje em dia? 

O Carioca é feliz? O SAMBA e o Futebol é a a maior FELICIDADE do POVO?

Por que o povo pode usar máscaras no CARNAVAL e é proibido usar Máscaras nas Manifestações Populares na Cidade do Rio de Janeiro? 






 A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, divulga o evento Brasil Black - 2ª Mostra de Cultura Afro-brasileira – Dia da Consciência Negra no Imperator, a ser realizado no dia 20 de novembro, na Rua Dias da Cruz nº 170 - Méier.

 O Brasil Black - 2ª Mostra de Cultura Afro-brasileira – Dia da Consciência Negra no Imperator,  tem por objetivo contribuir na aplicação da lei 10.639, que trata da   obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas da educação,  e na valorização da identidade dos cidadãos como parte importante da sociedade brasileira.

           No evento estão programadas atividades com faixa etária livre, a partir das 13h de acordo com programação  (anexo I).

          Para a participação do evento serão aceitas inscrições por meio do correio eletrônico botacaraprodutora@hotmail.com , onde os primeiros 100 alunos inscritos receberão brindes do evento.

        Contamos, especialmente, com os Coordenadores Pedagógicos, no sentido de divulgarem e sensibilizarem professores, alunos e responsáveis a participarem do referido evento. 

       Quaisquer esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail botacaraprodutora@hotmail.com.  



                                        Atenciosamente,

 Vânia/GED





sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Black ORPHEU

Semana de Consciência socio-cultural a partir de Orfeu da Conceição - Vinícius de Morais!



Orientação para o reforço do 9º ANO Ciências!

9º ANO

- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).


-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.

- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.


 (pág. 3 até pág.10)

Absorção e reflexão
Quando o calor irradiado incide num corpo, parte pode ser absorvida por ele, aquecendo-o, parte pode ser refletida de volta ao ambiente. Os cientistas perceberam que a cor dos corpos se relaciona com a sua capacidade de absorver calor e de refletir calor.
De modo geral, objetos de cor preta são bons absorvedores de calor e maus refletores. Os objetos brancos, ao contrário, absorvem mal e refletem bem.
Isso é fácil de constatar em um dia ensolarado. Se estivermos com uma camiseta preta sentiremos esquentar muito mais do que se estivermos com uma camiseta branca.

Como funciona a garrafa térmica?
Os objetos espelhados – superfícies de metal, por exemplo – refletem muito bem o calor. Um revestimento metálico permite evitar troca de calor por irradiação.
Cobertores e agasalhos de alumínio são usados para evitar perda de calor corporal, como no caso de atletas que executaram grande esforço físico ou de pessoas que sofreram acidente grave e estão com o corpo mais frio do que o normal. Algumas roupas contra fogo usadas por bombeiros têm um revestimento externo de metal que reflete o calor irradiado pelas chamas.

As garrafas térmicas possuem vários isolamentos, inclusive revestimentos espelhados, para evitar a troca de calor entre interior e exterior. Esses diversos isolamentos, que aparecem na figura acima, permitem conservar os líquidos quentes ou gelados por mais tempo.


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor8.php






COMO FUNCIONA A GARRAFA TÉRMICA?

Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEComo funciona a garrafa térmica?

O intuito da garrafa térmica é manter o conteúdo da garrafa aquecido durante o máximo de tempo possível, ou seja, não queremos que o conteúdo da garrafa perca calor. Primeiramente, o calor pode ser transmitido por três diferentes modos: condução, convecção e radiação. Então a garrafa térmica precisa “barrar” a transmissão de calor por estas três formas.
Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEA transmissão por convecção é aquela em que ocorre através do movimento do fluido, ou seja, o calor pode escapar pelo movimento do gás através de algum orifício, no caso a boca da garrafa. Por isso, para evitar esse tipo de transmissão, utilizamos uma tampa.

A transmissão por condução é aquele em que átomo por átomo transmite o calor, ou seja, precisamos ter matéria para conduzir. Para evitar esse tipo de transmissão, o compartimento que contem o liquido é feito de vidro (um mau condutor térmico) e entre a parede interna e a parede externa da garrafa, é feito vácuo, onde temos pouquíssimas moléculas, então dessa forma, a transmissão por condução é minimizada.
Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEA transmissão por radiação ocorre através das ondas eletromagnéticas, por isso as paredes internas e externas são espelhadas para refletir as ondas eletromagnéticas tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro.

www.oficinadoestudante.com.br
Oficina do Estudante
Cursinho Pré-Vestibular e Ensino Médio de Campinas
www.oficinadoestudante.com.br

http://www.oficinadoestudante.com.br/site_novo/tira-duvidas.php?codigo=1236




- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.

- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.

- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.
(pág. 11 até a pág. 18)


- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.

- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.

- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
(pág 19 até a pág. 24)

- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.

- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
(pág 25 até a pág. 31)

- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.(pág 32 até a pág. 38)



Orientação!

Identificar o sistema muscular do corpo humano e sua relação com as funções do Sistema Nervoso!
(pág 34 até a pág 37)

Orientação!


- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
 ( Pág 28 até a pág. 33)
Orientação!
 Caderno Pedagógico (pág 16 até 27)
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções. 

- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas. 

- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.

- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.

- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.

- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.