quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14 nov



Bom Dia!

Acolhimento: 8h

Presentes:

Marcelo
Fernanda
Igor
Jackson
Emerson
Wellington
Andre
Maiara
Israel

Faltaram:

Márcia;
Luana
Albiery
Ismael
Ana Beatriz

Mas um dia de intensa atividade nos itinerários formativos personalizados no TIME FURACÃO DE GÊNIOS!

É necessário que cada educando utilize seus Cadernos Pedagógicos Reais nesse primeiro Bloco:

- Identifique os TEMAS e as Páginas em que se encontram em seus estudos de cada Disciplina;
Obs: Para o acompanhamento da evolução de seus estudos em GEOGRAFIA E HISTÓRIA utilize seus Cadernos Pedagógicos Virtuais e identifique esse acompanhamento em seu blog e avance quando usar os LAP TOPs!

- Apresente ao Professor suas dificuldades de entendimento no percurso de seus estudos a partir dos Cadernos Pedagógicos;

- Quando ligar seu LAP TOP acesse inicialmente o BLOG do TIME e ative seu blog para suas postagens diárias;

- Siga as sugestões indicadas pelo Professor e navegue pelos LINKs OBRIGATÓRIOS para melhorar seu desempenho nos estudos!

http://ludz.tamboro.com.br/ludz-tamboro.html

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665

http://www.educopedia.com.br/

Itinerário Formativo: 10h40min

Sugestão de Leitura de Imagens e interpretação de texto(letra da música) para desenvolver suas HABILIDADES a partir dos Descritores para PRODUÇÃO DE TEXTO e Língua Portuguesa!



Interpretação de Texto:

Você agora pode ampliar seu olhar sobre seus estudos da Língua Portuguesa.
Utilize partes ou uma parte da letra dessa música e produza seus comentários, interpretando os estrofes que considerar mais significativas:

Felizes, de uma maneira geral, geral 
Estamos vivos 
Aqui agora brilhando como um cristal 
Somos luzes 
Que faíscam no caos 
E vozes abrindo um grande canal 

Nós estamos na linha do tiro 
Caçando os dias em horas vazias 
Vizinhos do cão, cão, cão 
Mas sempre rindo e cantando 
Nunca em vão 

Uma doce família 
Que tem a mania 
De achar alegria 
Motivo e razão 
Onde dizem que não 
Aí que tá a mágica, meu irmão. 

Tá aqui e agora 
No ar que rodeia 
No som que nos cerca 
No olho que vê 
E não consegue tocar 
Aí que tá o segredo, meu irmão. 

Que pulsa no peito 
Que sente e não julga 
Que tira do sério 
E ascende um na cidade 
E não dá pra explicar 
Aí que tá o mistério, meu irmão. 

É 
Descobrir o que liberta o sol 
Que faz buraco 
Furação do escuro, escuro, escura 
Esquecer ao menos uma noite 
O medo o mal real 
Que te segura. 

Nós estamos na linha do tiro, 
Caçando os dias em horas vazias 
Vizinhos do cão, cão, cão 
Mas sempre rindo e cantando 
Nunca em vão. 

Uma doce família 
Que tem a mania 
De achar alegria 
Motivo e razão 
Onde dizem que não 
Aí que tá a mágica, meu irmão. 

(2x) 
Leve e auto-reverse 
Plugado no peito 
Mostrando outro jeito 
Batendo de frente 
Com o bicho feroz, com o bicho feroz 

Pense quanto impulso 
Vem de tudo ao seu redor, seu redor 
Pense tudo quanto 
Pode ser melhor, ser melhor. 

Felizes, de uma maneira geral, geral 
Estamos vivos 
Aqui agora brilhando como um cristal 
Somos luzes 
Que faíscam no caos 
E vozes abrindo um grande canal 

Nós estamos na linha do tiro 
Caçando os dias em horas vazias 
Vizinhos do cão, cão, cão 
Mas sempre rindo e cantando 
Nunca em vão 

Uma doce família 
Que tem a mania 
De achar alegria 
Motivo e razão 
Onde dizem que não 
Aí que tá a mágica, meu irmão. 

Aí que tá a mágica, meu irmão. 



Reposição: 16h

Marcelo -
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de texto de contação de estória - Já era uma vez. Caderno Pedagógica, pág 8
Matemática: Sistema de equação do 1º grau: Caderno Pedagógica, pág 10
Ciências Ok

Igor -
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de texto de contação de estória - Já era uma vez. Caderno Pedagógica, pág 10
Matemática: Sistema de equação do 1º grau: Caderno Pedagógica, pág 10
Ciências OK.

Israel -
Ciências: A diversidade dos Artrópodes: Caderno Pedagógica, pág 11
Matemática: Juros Simples: Caderno Pedagógica, pág 12

Maiara -
Ciências: A diversidade dos Artrópodes: Caderno Pedagógica, pág 11
Matemática: Sistema de equação do 1º grau: Caderno Pedagógica, pág 10

Fernanda
Ciências: (Sistema Nervoso: Caderno Pedagógica, pág 20 até a 37). OK
Matemática: Sistema de equação do 1º grau: Caderno Pedagógica, pág 4

Jackson -
Ciências: Escalas termométricas:Caderno Pedagógica, pág 4
Matemática: Equação do 2º grau:Caderno Pedagógica, pág 4

Emerson -
Ciências: As ondas e o som - Livro Ciências Física e Química, Autor Carlos Barros, pág 120
Matemática: Equação do 2º grau:Caderno Pedagógica, pág 4

Ricardo -
Matemática: Porcentagem - Caderno Pedagógica, pág 2
Ciências - Invertebrados: Poríferos e Cnidários: Caderno Pedagógica, pág 4 e 6

Giovanne - Não quer fazer nada!

Wellignton -
Matemática: Equação do 2º grau:Caderno Pedagógica, pág 4
Ciências:  Escalas termométricas:Caderno Pedagógica, pág 4

Andre -
Matemática: Porcentagem: Caderno Pedagógica, pág 4
Ciências - Invertebrados: Anelídeos: Caderno Pedagógica, pág 9

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dia 13 Nov

Acolhimento:

Somente Giovanni, Emerson, Ana e Andre compareceram ao momento!

10h40min

Presentes: Todos presentes, menos Wellington e Luana!

Acessem o blog do TIME e copiem as Orientações de hoje e colem em seus blogs!

Orientações para prosseguimento dos itinerários formativos individuais baseados nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática!

Cada educando deverá copiar os descritores das disciplinas em que precisam estudar e colar em seus blogs.

Aqueles descritores e temas dos Cadernos Pedagógicos correspondentes digitais devem ser sinalizados com as cores Verde, Amarela ou Vermelha de acordo com indicações de cumprimento com aprendizagem para a VERDE; Atenção de reforço para AMARELA e Não estudado, ou não compreendido para VERMELHA.

Em Língua Portuguesa os educandos devem realizar A LEITURA DE IMAGEM dos FATOS registrados  durante a Aula de Teatro do prof. Wagner!




Em Matemática entre sempre em seu caderno pedagógico virtual do 4º Bimestre em seu BLOG.
E através do link do LUDZ <http://ludz.tamboro.com.br/ludz-tamboro.html > faça sua navegação para acumular NEURONS e passar para a fase seguinte do Aplicativo!

Bons Estudos!

Reposição de Hoje:

Às 16 horas será exclusivamente com o uso de Caderno Pedagógico (REAL) da disciplina de escolha para quem precisa avançar no estudo de uma disciplina!
É preciso registrar e postar no dia seguinte o quanto você avançou. Exemplo: Comecei a resolução de exercícios sobre RETA NUMÉRICA da pág. X e cheguei até a página Y.

Aqueles educandos que desejem avançar em outras disciplinas devem escolher também seu cadernos pedagógicos, ou confecção de Painel(desenho e pintura) sobre um tema trabalho ou resolução de exercícios com um outro colega da Família ou Time!

INFORME DO DIA!

Calendário das provas do 4º bimestre – 2013

As provas serão realizadas sempre das 10:40h as 12:40h.

Produção Textual – 19/11
Língua Portuguesa – 19/11
Matematica – 21/11
Ciencias – 22/11

A semana de 25 a 29 de novembro será destinada as avaliações de Geografia e História, sendo que na quarta feira dia 27/11 serão feitas todas as segundas chamadas daqueles alunos que por algum motivo não puderam fazer as avaliações nas datas marcadas.
Lembrando que no dia 21 de novembro teremos 15 alunos de diversos times no CONECTA acompanhados pelo mentor Diego e a Coordenação Pedagógica da escola.

Todos os alunos farão as provas bimestrais, inclusive os alunos dos professores que aderiram a greve.
Coordenação pedagógica

Reposição!

ANA - Prod. Texto...Gabi em busca da Paz!

Albiery - Cacho de histórias
Fernanda - Historia de feiura
Marcia-  Cad. Portugues 4

Israel - MAt. pág 8
Ismael - Texto. Verdade e mentiras
Emerson- Livro Casa Mal assombrada
Andre- Duende da Ponte
Maiara - Espelho Maldito
Ricardo - Revolta dos Malês
Giovanni - Sim, nós temos ciências
Jackson - Com a ponta dos dedos e olhos do coração!
Igor - Era uma vez um sequestro
Marcelo - Darwin no Brasil


terça-feira, 12 de novembro de 2013

12 Nov

Bom dia!

Acessem:

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665

Baixem todos seus cadernos pedagógicos correspondentes ao ANO que vcs estão matriculados!

Postem em seus blogs seu itinerário formativo!

Navegue virtualmente nos Cadernos Pedagógicos de Geografia e de História!

Deixe registrado em seu blog todos os links e realize leitura de imagens de tudo que você achar interessante durante seus estudos!

Por Exemplo:

7º ANO

REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO IBGE
IBGE.

Atlas Geográfico Escolar, p. 97, 2004

Para facilitar a análise sobre as
condições socioeconômicas de cada
região brasileira e o planejamento
específico de políticas governamentais, o
Brasil foi dividido em regiões. A divisão
mais conhecida é a que divide nosso
país em cinco grandes regiões
administrativas, com base nos estudos
realizados pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE): Norte,
Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Neste bimestre, vamos estudar as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Você se lembra das regiões brasileiras que foram estudadas no terceiro bimestre?

Visite o Link!

http://atlasescolar.ibge.gov.br/


Brasil politico from Ivo Fonseca



Agora vamos testar o aplicativo LUDZ!
Quem tem esse aplicativo instalado?????

http://ludz.tamboro.com.br/ludz-tamboro.html


Observações!

Todos educandos estão presentes!
Somente os educandos Luana, Ana Beatriz,Marcia e Fernanda(Também perdeu a chave de seu armário)!
Todos estão tentando baixar o LUDZ para seus micros!

Criamos os avatares, iniciamos os jogos, e percebemos dificuldades de velocidades de acesso na internet ou do aplicativo, não sabemos ao certo!

Cada família avaliará a navegação!

Verde: (por que?)

Amarelo: (Por que?)


Vermelho: (Por que?)


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Reposição de Conteúdos!

Reposição do Furacão de Gênios!

16hs

Iniciem suas postagens em seus micros sistematizando suas Leituras de Imagens sobre o Visionamento proposto no dia de hoje!

Tema chave:

Black Orpheu - Black Bloc - Brasil Black

Deixem sua avaliação sobre o tema estudado em seu blog e compartilhem com seus colegas de Família no Time!

Bons Estudos!

9º ANO Ciências
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244906/4104902/C9_3BIM_ALUNO_2013.pdf

Fontes renováveis e não renováveis de energia
http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665

Energia Nuclear:
http://www.enem.coc.com.br/simulado01.asp

1- Imagine a seguinte situação:

Um caminhão, a 80km/h, bate num carro parado. O automóvel fica amassado, pois o caminhão em movimento
transferiu energia para o carro, para que essas deformações acontecessem. A intensidade dos estragos dependerá
de vários fatores, relacionados tanto ao caminhão quanto ao automóvel.
Vamos pensar no caminhão, já que era ele que possuía energia cinética.
Vejamos:

a) Se no instante da batida, em vez de estar a 80km/h, o caminhão estivesse a 20km/h, os estragos no automóvel
 seriam maiores ou menores?

b) Se outro automóvel, com a mesma velocidade do caminhão, a 20km/h, tivesse se chocado com o que estava
parado, os danos seriam maiores ou menores?

c) A massa de um automóvel é igual, maior ou menor do que a de um caminhão?


d) Quais os fatores relativos ao caminhão que influenciaram na intensidade dos danos causados ao automóvel?

 2- Um paraquedista, em queda, tem energia potencial gravitacional, cinética ou as duas? Explique.


3- Diga o tipo de energia mecânica existente nos exemplos abaixo:
a) coco caindo da árvore - __________________________________
b) carro em movimento - ___________________________________
c) um lápis em cima da mesa - ______________________________
d) criança deslizando no tobogã - _________________________


GRANDEZAS FÍSICAS: ESCALARES E VETORIAIS


Verifique quais são as grandezas escalares e quais as grandezas vetoriais
nas afirmações abaixo.

a) O deslocamento de um avião foi de 100 km, na direção Norte do Brasil.
__________________________________________________________
b) A área da residência a ser construída é de 120 metros quadrados.
__________________________________________________________
c) A água ferve a 100 graus de temperatura.
__________________________________________________________
d) A velocidade marcada no velocímetro de um automóvel é de 80 km/h.
__________________________________________________________
e) Uma pessoa está se deslocando, a um passo por segundo, na direção Sul da
quadra de esportes da escola.



SEMANA DA CONSCIÊNCIA!


Bom dia!
Hoje é dia de Atividade Geral para o Furacão de Gênios!
Vamos organizar nossos itinerários formativos a partir dos estudos de História e Geografia!
Para começar acessem os filmes propostos pelo Professor Mentor, façam a Leitura da Estória infantil e reflitam sobre as proposições apresentadas para desenvolvimento das atividades para cada ANO escolar.
Lembrem-se que vocês possuem seus DESCRITORES de História e Geografia e suas avaliações serão sobre os temas que vocês estão estudando!
Bons estudos!

Orientação para o visionamento:

GENTE...O time Furacão de Gênios deseja realizar uma leitura de imagem sobre o filme "BLACK ORPHEUS" incentivando a reflexão do valor da biografia de Vinícius de Morais na SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! Todos estão convidados! O tema de nosso trabalho é:


"QUEM É VOCÊ, CARIOCA? VOCÊ É FELIZ"?

MITOS E VERDADES sobre a FELICIDADE de um povo fruto da miscigenação onde tudo termina em SAMBA e FUTEBOL! 

Participe!

Observem bem as imagens do Rio Antigo:

Identifiquem os personagens principais da história:

Identifique a data(Quando?) em que transcorre a história:

Qual é a origem do nome ORPHEU?

E na história?Quem é Orfeu?

Quais são os pontos geográficos da Cidade do Rio de Janeiro apresentados durante o filme?

Selecione imagens na internet sobre esses ambientes daquela época e compare com imagens desses mesmos ambientes transformados pela ação do homem na época atual?

O mundo do BLACK ORPHEUS até o mundo atual? O que mudou desde então na Cidade do Rio de Janeiro?


Existe alguma relação do mundo do Black Orpheu e mundo dos BLACK BLOC na cidade do Rio de Janeiro? 


Como você percebe a cidade do Rio de Janeiro hoje em dia? 

O Carioca é feliz? O SAMBA e o Futebol é a a maior FELICIDADE do POVO?

Por que o povo pode usar máscaras no CARNAVAL e é proibido usar Máscaras nas Manifestações Populares na Cidade do Rio de Janeiro? 






 A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, divulga o evento Brasil Black - 2ª Mostra de Cultura Afro-brasileira – Dia da Consciência Negra no Imperator, a ser realizado no dia 20 de novembro, na Rua Dias da Cruz nº 170 - Méier.

 O Brasil Black - 2ª Mostra de Cultura Afro-brasileira – Dia da Consciência Negra no Imperator,  tem por objetivo contribuir na aplicação da lei 10.639, que trata da   obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas da educação,  e na valorização da identidade dos cidadãos como parte importante da sociedade brasileira.

           No evento estão programadas atividades com faixa etária livre, a partir das 13h de acordo com programação  (anexo I).

          Para a participação do evento serão aceitas inscrições por meio do correio eletrônico botacaraprodutora@hotmail.com , onde os primeiros 100 alunos inscritos receberão brindes do evento.

        Contamos, especialmente, com os Coordenadores Pedagógicos, no sentido de divulgarem e sensibilizarem professores, alunos e responsáveis a participarem do referido evento. 

       Quaisquer esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail botacaraprodutora@hotmail.com.  



                                        Atenciosamente,

 Vânia/GED





sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Black ORPHEU

Semana de Consciência socio-cultural a partir de Orfeu da Conceição - Vinícius de Morais!



Orientação para o reforço do 9º ANO Ciências!

9º ANO

- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).


-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.

- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.


 (pág. 3 até pág.10)

Absorção e reflexão
Quando o calor irradiado incide num corpo, parte pode ser absorvida por ele, aquecendo-o, parte pode ser refletida de volta ao ambiente. Os cientistas perceberam que a cor dos corpos se relaciona com a sua capacidade de absorver calor e de refletir calor.
De modo geral, objetos de cor preta são bons absorvedores de calor e maus refletores. Os objetos brancos, ao contrário, absorvem mal e refletem bem.
Isso é fácil de constatar em um dia ensolarado. Se estivermos com uma camiseta preta sentiremos esquentar muito mais do que se estivermos com uma camiseta branca.

Como funciona a garrafa térmica?
Os objetos espelhados – superfícies de metal, por exemplo – refletem muito bem o calor. Um revestimento metálico permite evitar troca de calor por irradiação.
Cobertores e agasalhos de alumínio são usados para evitar perda de calor corporal, como no caso de atletas que executaram grande esforço físico ou de pessoas que sofreram acidente grave e estão com o corpo mais frio do que o normal. Algumas roupas contra fogo usadas por bombeiros têm um revestimento externo de metal que reflete o calor irradiado pelas chamas.

As garrafas térmicas possuem vários isolamentos, inclusive revestimentos espelhados, para evitar a troca de calor entre interior e exterior. Esses diversos isolamentos, que aparecem na figura acima, permitem conservar os líquidos quentes ou gelados por mais tempo.


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor8.php






COMO FUNCIONA A GARRAFA TÉRMICA?

Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEComo funciona a garrafa térmica?

O intuito da garrafa térmica é manter o conteúdo da garrafa aquecido durante o máximo de tempo possível, ou seja, não queremos que o conteúdo da garrafa perca calor. Primeiramente, o calor pode ser transmitido por três diferentes modos: condução, convecção e radiação. Então a garrafa térmica precisa “barrar” a transmissão de calor por estas três formas.
Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEA transmissão por convecção é aquela em que ocorre através do movimento do fluido, ou seja, o calor pode escapar pelo movimento do gás através de algum orifício, no caso a boca da garrafa. Por isso, para evitar esse tipo de transmissão, utilizamos uma tampa.

A transmissão por condução é aquele em que átomo por átomo transmite o calor, ou seja, precisamos ter matéria para conduzir. Para evitar esse tipo de transmissão, o compartimento que contem o liquido é feito de vidro (um mau condutor térmico) e entre a parede interna e a parede externa da garrafa, é feito vácuo, onde temos pouquíssimas moléculas, então dessa forma, a transmissão por condução é minimizada.
Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEA transmissão por radiação ocorre através das ondas eletromagnéticas, por isso as paredes internas e externas são espelhadas para refletir as ondas eletromagnéticas tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro.

www.oficinadoestudante.com.br
Oficina do Estudante
Cursinho Pré-Vestibular e Ensino Médio de Campinas
www.oficinadoestudante.com.br

http://www.oficinadoestudante.com.br/site_novo/tira-duvidas.php?codigo=1236




- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.

- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.

- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.
(pág. 11 até a pág. 18)


- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.

- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.

- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
(pág 19 até a pág. 24)

- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.

- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
(pág 25 até a pág. 31)

- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.(pág 32 até a pág. 38)