quinta-feira, 27 de junho de 2013

 Descritores de Ciências do 2º Bimestre 7º ano

  • Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
  • Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
  • Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
  • Diferenciar as bactérias dos protistas.
  • Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
  • Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
  • Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
  • Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
  • Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
  • Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
  • Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
  • Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
  • Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
  • Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.


     Descritores de Ciências do 2º Bimestre 8º ano


    • Associar os tipos de nutrientes e suas funções aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
    • Compreender a importância da data de validade e outros cuidados com os alimentos como recurso para a manutenção da saúde.
    • Compreender e identificar o caminho dos alimentos no organismo humano.
    • Compreender o papel das vitaminas para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
    • Identificar a Aids como uma das principais doenças sexualmente transmissíveis.
    • Identificar alguns sistemas e órgãos (sistema digestório) do organismo humano em representações figurativas.
    • Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestem na puberdade.
    • Identificar e caracterizar as fases da vida dos seres humanos.
    • Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
    • Reconhecer a importância dos métodos contraceptivos na prevenção das DSTs.
    • Reconhecer a necessidade de uma alimentação equilibrada para o bem-estar do organismo.
    • Reconhecer as funções fisiológicas e químicas do sistema digestório.
    • Reconhecer as principais funções desempenhadas pelos órgãos e glândulas anexas ao sistema digestório.
    • Relacionar a função de nutrição com os processos de digestão, circulação, respiração.
    • Selecionar, entre diferentes alimentos, um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.


      Descritores de Ciências do 2º Bimestre 9 º ano

      • Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
      • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.
      • Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.
      • Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.
      • Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
      • Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.
      • Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
      • Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
      • Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.
      • Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.
      • Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
      • Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.




quarta-feira, 26 de junho de 2013

AVALIAÇÃO DO TIME FURACÃO 2º B

ATENÇÃO


Dia de Avaliação de seus Produtos de expressões!

Serão critérios de conceitos do Bimestre:

1.Frenquência no Bimestre;

2.Participação nas atividades encaminhadas para todo time;

3.Sequência e acompanhamento do percurso dos planos de estudos de todoas as disciplinas;

4.Sequência de Habilidades alcançadas na Máquina de Teste dos Itinerarios formativos personalizados;

5.Resultados das avaliações dos simulados de Produção de texto, Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, E.F e disciplinas Não-cognitivas do GENTE;

6. Provas Bimestrais da SME

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Orientação para plano de estudo personalizado do TIME FURACÃO DE GÊNIO:

1. Abra o blog do TIME!

2. Pesquise nas redes sociais virtuais sobre as MANIFESTAÇÕES populares:

- Procure os principais  cartazes apresentados pela população brasileira nos atos de mobilização;
- Copie e cole suas escolhas em seu blog;
- Procure videos que caracterizam o movimento nas ruas;
OBS: As reflexões que os movimentos sociais sugerem nesse momento histórico (HISTÓRIA) significam o que para vc?

PENSE:
http://www.facebook.com/photo.php?v=780469541982625&set=vb.100000587598427&type=2&theater

quarta-feira, 19 de junho de 2013


1.) O campo de futebol do Clube de Regatas Vasco da Gama teve a sua medida alterada para 105m x 68m conforme a orientação da FIFA. Analise a imagem abaixo e indique a área do campo do Vasco.


(A) 173 m
(B) 346 m

(C) 7000 m²                                                                                                           

                                                                68m

(D) 7140 m²




                                                                                                                                                      105m


Resolução:

Sabendo que o cálculo de área de um retangulo é a BASE XALTURA; temos:

105
   x68
-------
            840
          630
______
             7140
R: 7140 m quadrados.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Descritores Matemática 7º ANO 2º Bimestre


·        Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
·        Efetuar cálculos com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
·        Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·        Reconhecer a bissetriz de um ângulo.
·        Reconhecer a localização de pares ordenados no Plano Cartesiano.
·        Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
·        Resolver problema com números naturais, envolvendo a radiciação.
·        Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
·        Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
·        Resolver problema que envolva porcentagem.
·        Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·        Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·        Utilizar valores aproximados para operar com números racionais ou estimar resultados.

Descritores Matemática 9º ANO 2º Bimestre

· Associar informações apresentadas em tabelas e gráficos. · Compor uma equação de 2.° grau a partir de suas raízes. · Determinar a soma e/ou o produto das raízes de uma equação de 2.° grau. · Equacionar uma situação-problema de 2.° grau. · Identificar a localização de números reais na reta numérica. · Identificar uma equação de 1.° grau que expressa um problema. · Reconhecer o discriminante D (delta) como determinante do tipo de raízes, segundo seus números (iguais, diferentes, reais ou não). · Resolver problema que envolva a aplicação de razões trigonométricas num triângulo retângulo. · Resolver problema que envolva equação de 2.° grau. · Resolver problemas com números reais. · Resolver situação-problema que envolva relações métricas em um triângulo retângulo. · Resolver uma equação de 2.° grau completa e/ou incompleta. · Verificar se um número é ou não raiz de uma equação.

Descritores Matemática 8º ANO 2º Bimestre


·        Classificar quadriláteros e triângulos quanto aos ângulos e lados.
·        Escrever uma equação do 1.° grau que representa uma situação matemática.
·        Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·        Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
·        Resolver problema que envolva operações com monômios e polinômios.
·        Resolver problema, envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·        Resolver problema, envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
·        Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·        Resolver problema, utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). 
·        Resolver problema, utilizando relações entre as diferentes unidades de medidas.
·        Verificar se um número é raiz de uma equação.