- Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
- Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
- Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
- Diferenciar as bactérias dos protistas.
- Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
- Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
- Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
- Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
- Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
- Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
- Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
- Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
- Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
- Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.Descritores de Ciências do 2º Bimestre 8º ano
- Associar os tipos de nutrientes e suas funções aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
- Compreender a importância da data de validade e outros cuidados com os alimentos como recurso para a manutenção da saúde.
- Compreender e identificar o caminho dos alimentos no organismo humano.
- Compreender o papel das vitaminas para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
- Identificar a Aids como uma das principais doenças sexualmente transmissíveis.
- Identificar alguns sistemas e órgãos (sistema digestório) do organismo humano em representações figurativas.
- Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestem na puberdade.
- Identificar e caracterizar as fases da vida dos seres humanos.
- Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
- Reconhecer a importância dos métodos contraceptivos na prevenção das DSTs.
- Reconhecer a necessidade de uma alimentação equilibrada para o bem-estar do organismo.
- Reconhecer as funções fisiológicas e químicas do sistema digestório.
- Reconhecer as principais funções desempenhadas pelos órgãos e glândulas anexas ao sistema digestório.
- Relacionar a função de nutrição com os processos de digestão, circulação, respiração.
- Selecionar, entre diferentes alimentos, um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.Descritores de Ciências do 2º Bimestre 9 º ano
- Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
- Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.
- Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.
- Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.
- Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
- Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.
- Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
- Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
- Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.
- Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.
- Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
- Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Descritores de Ciências do 2º Bimestre 7º ano
quarta-feira, 26 de junho de 2013
AVALIAÇÃO DO TIME FURACÃO 2º B
ATENÇÃO
Dia de Avaliação de seus Produtos de expressões!
Serão critérios de conceitos do Bimestre:
1.Frenquência no Bimestre;
2.Participação nas atividades encaminhadas para todo time;
3.Sequência e acompanhamento do percurso dos planos de estudos de todoas as disciplinas;
4.Sequência de Habilidades alcançadas na Máquina de Teste dos Itinerarios formativos personalizados;
5.Resultados das avaliações dos simulados de Produção de texto, Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, E.F e disciplinas Não-cognitivas do GENTE;
6. Provas Bimestrais da SME
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Orientação para plano de estudo personalizado do TIME FURACÃO DE GÊNIO:
1. Abra o blog do TIME!
2. Pesquise nas redes sociais virtuais sobre as MANIFESTAÇÕES populares:
- Procure os principais cartazes apresentados pela população brasileira nos atos de mobilização;
- Copie e cole suas escolhas em seu blog;
- Procure videos que caracterizam o movimento nas ruas;
OBS: As reflexões que os movimentos sociais sugerem nesse momento histórico (HISTÓRIA) significam o que para vc?
PENSE:
http://www.facebook.com/photo.php?v=780469541982625&set=vb.100000587598427&type=2&theater
1. Abra o blog do TIME!
2. Pesquise nas redes sociais virtuais sobre as MANIFESTAÇÕES populares:
- Procure os principais cartazes apresentados pela população brasileira nos atos de mobilização;
- Copie e cole suas escolhas em seu blog;
- Procure videos que caracterizam o movimento nas ruas;
OBS: As reflexões que os movimentos sociais sugerem nesse momento histórico (HISTÓRIA) significam o que para vc?
PENSE:
http://www.facebook.com/photo.php?v=780469541982625&set=vb.100000587598427&type=2&theater
quarta-feira, 19 de junho de 2013
1.) O campo de futebol do Clube de Regatas Vasco da Gama teve a sua medida alterada para 105m x 68m conforme a orientação da FIFA. Analise a imagem abaixo e indique a área do campo do Vasco.
(B) 346 m
(C) 7000 m²
68m
(D) 7140 m²
105m
Resolução:
Sabendo que o cálculo de área de um retangulo é a BASE XALTURA; temos:
105
x68
-------
840
630
______
7140
R: 7140 m quadrados.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Descritores Matemática 7º ANO 2º Bimestre
· Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
· Efetuar cálculos com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
· Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
· Reconhecer a bissetriz de um ângulo.
· Reconhecer a localização de pares ordenados no Plano Cartesiano.
· Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
· Resolver problema com números naturais, envolvendo a radiciação.
· Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
· Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
· Resolver problema que envolva porcentagem.
· Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
· Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
· Utilizar valores aproximados para operar com números racionais ou estimar resultados.
Descritores Matemática 9º ANO 2º Bimestre
· Associar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
· Compor uma equação de 2.° grau a partir de suas raízes.
· Determinar a soma e/ou o produto das raízes de uma equação de 2.° grau.
· Equacionar uma situação-problema de 2.° grau.
· Identificar a localização de números reais na reta numérica.
· Identificar uma equação de 1.° grau que expressa um problema.
· Reconhecer o discriminante D (delta) como determinante do tipo de raízes, segundo seus números (iguais, diferentes, reais ou não).
· Resolver problema que envolva a aplicação de razões trigonométricas num triângulo retângulo.
· Resolver problema que envolva equação de 2.° grau.
· Resolver problemas com números reais.
· Resolver situação-problema que envolva relações métricas em um triângulo retângulo.
· Resolver uma equação de 2.° grau completa e/ou incompleta.
· Verificar se um número é ou não raiz de uma equação.
Descritores Matemática 8º ANO 2º Bimestre
· Classificar quadriláteros e triângulos quanto aos ângulos e lados.
· Escrever uma equação do 1.° grau que representa uma situação matemática.
· Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
· Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
· Resolver problema que envolva operações com monômios e polinômios.
· Resolver problema, envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
· Resolver problema, envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
· Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
· Resolver problema, utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
· Resolver problema, utilizando relações entre as diferentes unidades de medidas.
· Verificar se um número é raiz de uma equação.
Assinar:
Postagens (Atom)