segunda-feira, 3 de junho de 2013

Descritores de Ciências
9º ANO


  • Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
  • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.
  • Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.
  • Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.
  • Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
  • Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.
  • Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
  • Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
  • Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.
  • Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.
  • Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
  • Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário