segunda-feira, 3 de junho de 2013

Descritores de Ciências
9º ANO


  • Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
  • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.
  • Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.
  • Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.
  • Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
  • Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.
  • Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
  • Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
  • Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.
  • Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.
  • Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
  • Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Descritores de Ciências

8º ANO
  • Associar os tipos de nutrientes e suas funções aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
  • Compreender a importância da data de validade e outros cuidados com os alimentos como recurso para a manutenção da saúde.
  • Compreender e identificar o caminho dos alimentos no organismo humano.
  • Compreender o papel das vitaminas para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
  • Identificar a Aids como uma das principais doenças sexualmente transmissíveis.
  • Identificar alguns sistemas e órgãos (sistema digestório) do organismo humano em representações figurativas.
  • Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestem na puberdade.
  • Identificar e caracterizar as fases da vida dos seres humanos.
  • Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
  • Reconhecer a importância dos métodos contraceptivos na prevenção das DSTs.
  • Reconhecer a necessidade de uma alimentação equilibrada para o bem-estar do organismo.
  • Reconhecer as funções fisiológicas e químicas do sistema digestório.
  • Reconhecer as principais funções desempenhadas pelos órgãos e glândulas anexas ao sistema digestório.
  • Relacionar a função de nutrição com os processos de digestão, circulação, respiração.
  • Selecionar, entre diferentes alimentos, um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.
Descritores de Ciências

7º ANO


  • Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
  • Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
  • Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
  • Diferenciar as bactérias dos protistas.
  • Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
  • Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
  • Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
  • Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
  • Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
  • Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
  • Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
  • Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
  • Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
  • Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.
Descritores de Matemática

9º ANO


  • Associar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
  • Compor uma equação de 2.° grau a partir de suas raízes.
  • Determinar a soma e/ou o produto das raízes de uma equação de 2.° grau.
  • Equacionar uma situação-problema de 2.° grau.
  • Identificar a localização de números reais na reta numérica.
  • Identificar uma equação de 1.° grau que expressa um problema.
  • Reconhecer o discriminante  (delta) como determinante do tipo de raízes, segundo seus números (iguais, diferentes, reais ou não).
  • Resolver problema que envolva a aplicação de razões trigonométricas num triângulo retângulo.
  • Resolver problema que envolva equação de 2.° grau.
  • Resolver problemas com números reais.
  • Resolver situação-problema que envolva relações métricas em um triângulo retângulo.
  • Resolver uma equação de 2.° grau completa e/ou incompleta.
  • Verificar se um número é ou não raiz de uma equação.


  • Descritores de Matemática

    8º ANO


  • Classificar quadriláteros e triângulos quanto aos ângulos e lados.
  • Escrever uma equação do 1.° grau que representa uma situação matemática.
  • Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
  • Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
  • Resolver problema que envolva operações com monômios e polinômios.
  • Resolver problema, envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
  • Resolver problema, envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
  • Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
  • Resolver problema, utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
  • Resolver problema, utilizando relações entre as diferentes unidades de medidas.
  • Verificar se um número é raiz de uma equação.
  • Descritores de Matemática

    7º ANO


  • Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
  • Efetuar cálculos com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
  • Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
  • Reconhecer a bissetriz de um ângulo.
  • Reconhecer a localização de pares ordenados no Plano Cartesiano.
  • Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
  • Resolver problema com números naturais, envolvendo a radiciação.
  • Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
  • Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
  • Resolver problema que envolva porcentagem.
  • Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
  • Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
  • Utilizar valores aproximados para operar com números racionais ou estimar resultados.
  • quarta-feira, 29 de maio de 2013

    Texto para pensar e refletir no acolhimento e desligando!

    Os Macacos

    Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa
    jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de
    bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar
    as bananas, jogavam um jato de água fria nos que
    estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um
    macaco ia subir a escada os outros o pegavam e enchiam
    de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia
    mais a escada, apesar da tentação das bananas.
    Então substituíram um dos macacos por um novo.
    A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela
    sendo retirado pelos outros, que o surraram.
    Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo
    não subia mais a escada. Um segundo foi substituído
    e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto
    participado com entusiasmo na surra ao novato.
    Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto
    e afinal o ultimo dos veteranos foi substituído.
    Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco
    macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio,
    continuavam batendo naquele que tentasse pegar as
    bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles
    porque eles batiam em quem tentasse subir a escada,
    com certeza a resposta seria:
    "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".
    (fonte: João Barcellos)